27 de nov. de 2014

SE VOCÊ QUER TER OU JÁ TEM UM NEGÓCIO, LEIA ISTO!

ABRAHAM SHAPIRO

Em 2007, 470 mil empresas foram abertas. Três anos depois, 49% delas haviam fechado.
O Brasil é um país de empreendedores. Na média, um a cada oito habitantes já possui seu próprio negócio.
Os brasileiros já sabem que, para se ganhar bem e não depender de um emprego, é necessário ter um negócio de sua propriedade.Daí, muitos deles acabam se aventurando num empreendimento, julgando ser fácil.
Mas não é!
As razões mais fortes que levam empresas à falência são:
ü  Ausência de comportamento empreendedor.
ü  Falta de planejamento adequado.
ü  Deficiências no processo de gestão empresarial.
ü  Carência de apoio político efetivo a pequenos negócios.
Não esquecer da conjuntura econômica e do impacto de problemas pessoais sobre o negócio.
Mas tudo isso pode ser superado. De uma só forma. Com o devido preparo do empreendedor e estudos.
Todo negócio tem riscos que se tornam mínimos com conhecimento, estudo e experiência adquirida. Acontece que, quanto mais o negócio se expande, mais exige o emprego de gestão planejada. E assustadoramente, os empresários colocam isso em segundo plano, quando não os enterram.
E quanto a você? Já iniciou ou está pensando no seu próprio negócio? Trate de aprender sobre esta atividade. Procure cursos que o ajudarão no processo de construção de uma empresa de verdade e, muito mais do que sorte, eles devem lhe ensinar que o esforço é o que mais conta nessa circunstância!
______________________ 


Abraham Shapiro é consultor e coach, com especialidade em Sucessão em Empresas Familiares como facilitador da relação entre sucessor e sucedido para que o processo transcorra em paz e com ampla capacitação do sucessor, e Gestão - orienta a empresa para organizar-se de modo a corresponder às necessidades de seu posicionamento no mercado.  É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome". Contatos: shapiro@shapiro.com.br ,  cel: 43. 8814.1473