19 de nov. de 2014

ORGANIZAÇÃO, SEQUÊNCIA E EMPRESA

ABRAHAM SHAPIRO

Se algo começou errado, dificilmente dará certo.
É possível consertar, sim, graças a D-us. Eu aprendi que quase tudo o que se estraga pode ser recuperado. Mas a energia requerida para isso é enorme.
Vamos falar de negócios.
Por onde se inicia a implantação de qualquer empresa? Pelo projeto dos processos, isto é, pela coleção de todos os processos com que se produzirão os produtos, os serviços, os fluxos da organização administrativa interna e externa. Estou falando das máquinas e equipamentos de produção, da administração financeira, das vendas, marketing, qualidade, controle ambiental, atendimento etc.
O que vem depois? Os processos mostram quantas pessoas serão demandadas para que eles sejam postos em marcha na operação. Aí, e só então, é que se determina o perfil de cada uma dessas pessoas em termos de capacitação, competências pessoais, experiência adquirida e  outros aspectos.
Esta é a ordem:
1º. Os processos
2º. O número ideal de pessoas
3º. O perfil das pessoas.
Importante é que cada etapa desta sequência seja desenhada e dimensionada por profissionais com prática comprovada a fim de se reduzir as chances de erro.
Ao longo do tempo é obrigatória a adoção de um regime claro e contínuo de melhoria tanto para os processos quanto para as pessoas.  É o que provê níveis desejáveis de qualidade e adaptação à realidade local, já que nada nasce pronto e requer desenvolvimento.
O que não pode é inverter a ordem das coisas e esperar que os resultados finais sejam ótimos. Não serão.
______________________ 

Abraham Shapiro é consultor e coach, com especialidade em Sucessão em Empresas Familiares como facilitador da relação entre sucessor e sucedido para que o processo transcorra em paz e com ampla capacitação do sucessor, e Gestão - orienta a empresa para organizar-se de modo a corresponder às necessidades de seu posicionamento no mercado.  É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome". Contatos: shapiro@shapiro.com.br ,  cel: 43. 8814.1473