21 de nov. de 2014

NÃO SE DISTANCIE DO OBJETIVO

ABRAHAM SHAPIRO

Como consultor, eu ouço situações e casos de clientes desde os mais simples aos mais estranhos. E como ensinam. Mais do que fábulas gregas.
Esta semana, por exemplo, o Haroldo – diretor de uma empresa comercial – me contava a conversa que teve com uma funcionária na tentativa de minimizar o conflito que ela causava numa das áreas da administração.
Ele me dizia:
-  Então ela começou a chorar, e me disse que estava com um problema pessoal difícil de resolver.
Eu o interrompi:
- Você soube que problema era esse?
E ele:
- Não. Eu não perguntei!
E continuou:
- Se eu perguntasse, é claro que ela contaria.  E eu estaria automaticamente envolvido. Isso é como uma carta lacrada num envelope. Se você o deixar fechado, nunca saberá o conteúdo. Mas se abri-lo, ele se revela.  Eu só tinha de resolver o problema que a moça estava causando na empresa, e não a vida pessoal dela.
Francamente? Eu adorei ouvir isso.
Quanta gente se envolve com coisas que nada têm a ver com a empresa! Só por curiosidade! Nada mais. E isso é a mais evidente tolice!!!
Tenha foco. Ter foco é centrar-se no ponto.
Se a conversa do Haroldo tinha o objetivo de resolver o problema administrativo, não fazia sentido algum desviá-la para tratar de uma questão pessoal da funcionária. Pra que perder tempo com conversa inútil? Se o fizesse, o “leque” se abriria demais e a situação principal não se resolveria.
A lição é linda. Concentre-se no objetivo. Pare de falar a esmo. Não gere falatório. Lembre-se: “Quem fala demais, dá bom dia a cavalo”. Se você quer falar com um cavalo, tudo bem. Só não o faça quando alguém que não é você estiver pagando a conta. Por favor.
______________________ 


Abraham Shapiro é consultor e coach, com especialidade em Sucessão em Empresas Familiares como facilitador da relação entre sucessor e sucedido para que o processo transcorra em paz e com ampla capacitação do sucessor, e Gestão - orienta a empresa para organizar-se de modo a corresponder às necessidades de seu posicionamento no mercado.  É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome". Contatos: shapiro@shapiro.com.br ,  cel: 43. 8814.1473