ABRAHAM SHAPIRO
Quer a verdade? É bom pensar muito
antes de festejar que a sua marca tenha sido a mais lembrada. Por que? Isto não
garante, em hipótese nenhuma, que ela será consumida. Então, o que você fará com o troféu ou o certificado? Colocar numa estante, pendurar num lugar visível? Bonito, sim! Mas só!
______________________
Abraham Shapiro é consultor e coach, com especialidade em Sucessão em Empresas Familiares como facilitador da relação entre sucessor e sucedido para que o processo transcorra em paz e com ampla capacitação do sucessor, e Gestão - orienta a empresa para organizar-se de modo a corresponder às necessidades de seu posicionamento no mercado. É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome". Contatos: shapiro@shapiro.com.br , cel: 43. 8814.1473
Jack Trout é referência mundial em
Marketing. Ele recomenda não se encantar com aquelas pesquisas que dizem ser a
sua empresa a primeira em "sei lá o que".
Ele diz:
“Estude tudo o que existe sobre pesquisa de
marketing e você verá que o gasto incrível que já se fez com isso não ajudou a
maior parte das empresas que hoje estão cheias de problemas”.
(Do livro “O Líder
Genial”)
A psicologia demonstra ser comum que
as pessoas falem de uma maneira e ajam de outra. Ao perguntar por que alguém
comprou determinado produto, muito dificilmente a resposta será precisa, ...
muito menos útil.
Há algum tempo, fez-se um estudo de
percepção sobre liquidificadores nos EUA. Pediam aos consumidores que se
lembrassem do maior número de marcas possível. A General Electric foi a segunda
mais lembrada. Acontece que a GE não fabricava liquidificadores há mais de 20
anos na ocasião da pesquisa.
Em outro caso, a DuPont encomendou pesquisa
na qual os entrevistadores pararam cinco mil mulheres a caminho do supermercado
perguntando quais itens e marcas elas iriam comprar. Quando os pesquisadores averiguaram
as compras das mesmas mulheres na saída do supermercado, apenas três em cada
dez haviam comprado a marca mencionada anteriormente. Setenta por cento compraram
outras marcas.
______________________
Abraham Shapiro é consultor e coach, com especialidade em Sucessão em Empresas Familiares como facilitador da relação entre sucessor e sucedido para que o processo transcorra em paz e com ampla capacitação do sucessor, e Gestão - orienta a empresa para organizar-se de modo a corresponder às necessidades de seu posicionamento no mercado. É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome". Contatos: shapiro@shapiro.com.br , cel: 43. 8814.1473