25 de nov. de 2014

DICA PRÁTICA PARA A SUA SALVAÇÃO... E DOS SEUS NEGÓCIOS

ABRAHAM SHAPIRO


Pare de se preocupar demais com as tarefas operacionais da sua empresa.
Você deve ter tempo para pensar e repensar o seu negócio. Constantemente. Sem parar.
O que fazer? Entenda melhor os seus clientes, por exemplo. Aproxime-se mais deles. Saiba quem são, como pensam, as necessidades que têm.
É perigoso tomar decisões pensando que seus clientes gostam das mesmas coisas que você. Nem sempre o que você pensa é o mesmo que os clientes pensam ou querem.
Você se lembra do início dos anos 2000, quando as empresas de ônibus rodoviários começaram a enfrentar situações que nunca tinham passado antes?  Elas achavam tratar-se de uma crise passageira e que, como sempre, acabaria superada. Investiram em carros novos, achando que seus clientes valorizavam o conforto. Mas o número de passageiros só diminuía. Onde estavam eles?
Voando! Uma companhia aérea começava a oferecer viagens de avião pelo mesmo preço do ônibus. 
Esta é a prova de que é preciso estudar, ler, pesquisar e aprender. Assim é que se adiciona valor à empresa e ao produto.
E não faça isso sozinho. Envolva os colaboradores.  Compartilhe as boas leituras. Discuta assuntos novos e importantes para o negócio.
Eu garanto que o clima da empresa vai melhorar. Você verá que treinar o pessoal não é despesa, mas investimento.
Aposte nisso. Aprenda na prática o que os antigos diziam: “O cavalo anda de acordo com o tanto de cevada que você lhe dá”.
O alimento ideal recomendado para o ambiente de qualquer negócio é: “Conhecimento com clareza”.
______________________ 


Abraham Shapiro é consultor e coach, com especialidade em Sucessão em Empresas Familiares como facilitador da relação entre sucessor e sucedido para que o processo transcorra em paz e com ampla capacitação do sucessor, e Gestão - orienta a empresa para organizar-se de modo a corresponder às necessidades de seu posicionamento no mercado.  É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome". Contatos: shapiro@shapiro.com.br ,  cel: 43. 8814.1473