14 de nov de 2014

COMO CRESCER SEM EMBURRECER

ABRAHAM SHAPIRO


Pequenas empresas governam a nossa economia. E cada pequena empresa de sucesso deseja tornar-se maior.
Muitas conseguirão. O proprietário criou algo que pode ser produzido em massa, um processo que pode ser franqueado ou desenvolveu uma equipe de vendas que sabe trabalhar e gosta de ganhar dinheiro.  Estes são casos intensos. E intensidade, em negócios, geralmente se converte em clientes e lucros.
Mas algumas empresas – talvez a sua – foram construídas em torno de situações que não permitem a reprodução em maior escala. Outras não são organizadas. Estas empresas também estão sob pressão para crescer. Mas mantidas essas condições, crescer será um erro.
Há inúmeros casos em que ser maior não é a melhor escolha. É quando o cenário se converte de "negócio rentável" a "deficitário"!
Para crescer, a empresa de pequeno porte tem que:
  1. Padronizar
  2. Racionalizar 
  3. Desenvolver processos bem estudados e estabelecidos
  4. Contratar pessoas que saibam o que farão, como farão e o padrão de desempenho que é esperado delas.
Esta é a ordem dos acontecimentos. Se mudar, o resultado poderá não ser satisfatório.
Falando sobre pessoas, tenho uma regra que transmito a todos os meus clientes. Ela diz: 
"Contrate somente as pessoas que o ajudarão a fazer melhor o que você já faz bem,...  e de modo exclusivo. Não se preocupe em replicar-se. Concentre-se antes em alavancar-se".
Eu acredito que você seja especial. Eu penso que o seu ponto de vista, a sua compreensão e cuidado sejam exatamente o que o mercado quer de você ... 
Se isto for verdade, tudo bem: vá para cima porque as condições o ajudam.
Se assim não for, por favor: não banque o herói!
______________________ 


Abraham Shapiro é consultor e coach, com especialidade em Sucessão em Empresas Familiares como facilitador da relação entre sucessor e sucedido para que o processo transcorra em paz e com ampla capacitação do sucessor, e Gestão - orienta a empresa para organizar-se de modo a corresponder às necessidades de seu posicionamento no mercado.  É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome". Contatos: shapiro@shapiro.com.br ,  cel: 43. 8814.1473