11 de nov. de 2014

QUEM RI QUANDO TUDO DEU ERRADO...

ABRAHAM SHAPIRO


A culpa faz nascer a pior das perspectivas. Empurra-nos para a tragédia das comparações. Começamos a achar que o mundo inteiro é ótimo enquanto nós somos imprestáveis.
Livre-se da culpa.
Na empresa, quem ri quando tudo deu errado, é que já descobriu em quem pôr a culpa.
Há aqueles que dizem: “A culpa é minha! Eu a jogo em quem eu quiser”.
Ter alguém a quem culpar é cruel. Mas culpar-se e assumir que tudo deu errado por sua causa é ainda pior.
Já que tudo tem uma utilidade neste mundo, qual será a utilidade da culpa? Eu sei o que de pior ela faz às pessoas. Ela derruba a autoestima no chão.
Em lugar da culpa, que tal fazer-se a pergunta: “O que tenho a aprender com isso?”
Por que não assumir outros pontos de vista diferentes daquele habitual e viciado? Ou ver a situação pela ótica da neutralidade? Um observador imparcial vê mais amplo. E pode analisar bem. Pelo prisma da culpa vê-se de tudo, exceto esperança.
Que tal arrependimento em vez de culpa? Perdeu R$ 20,00 por causa de um furo no boldo? Você tem duas alternativas. Primeira: sentir culpa, voltar pra casa praguejando e xingando todos. A segunda é analisar, entender, e agir... linha, agulha e costurar o bolso. Pronto. Não há mais buraco. Não se perde outro dinheiro assim.
Arrepender-se é reconhecer um prejuízo e saber que erros são caros demais para serem repetidos. É ter consciência de uma oportunidade perdida, mas após isto, rearranjar as condições e esforçar-se para não errar novamente. Haverá uma nova meta – seja de vida, seja de negócio. É positivo.
______________________ 

Abraham Shapiro é consultor e coach, com especialidade em Sucessão em Empresas Familiares como facilitador da relação entre sucessor e sucedido para que o processo transcorra em paz e com ampla capacitação do sucessor, e Gestão - orienta a empresa para organizar-se de modo a corresponder às necessidades de seu posicionamento no mercado.  É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome". Contatos: shapiro@shapiro.com.br ,  cel: 43. 8814.1473