13 de nov. de 2014

O PODER DA PALAVRA

ABRAHAM SHAPIRO

Falar, todo mundo fala. Mas quem transmite ou convence?  Pais fracassam em falar aos filhos. Patrões e funcionários não se entendem. Sócios vivem conflitos explosivos. O divórcio tem muito de os casais não saberem conversar. E o que dizer de e-mails? Eles causam mais problema do que solução. Por quê? As pessoas não sabem escrever.
A capacidade de expressar o pensamento pela escrita ou pela fala me encanta. Fico fascinado com quem se esforça em fazer a palavra tomar o rumo planejado, e chegar ao destino. Mas quantos conseguem isto?
A pergunta é: “O que fazer para conseguir isto?”
Uma empresa de S. Paulo, onde presto consultoria, contratou um jornalista como assessor temporário para reciclar e normatizar toda a comunicação interna. O mundo mudou por lá!
A nossa cultura exalta atletas que moldam seu físico, empresários que constroem indústrias, engenheiros e arquitetos que inovam, mas não aprecia quem se dedica a falar e a escrever bem. Transmitir ideias com precisão e inspirar atitudes é tudo, em tudo e para tudo.
Talvez você não tenha capital para implantar uma indústria, nem físico para correr uma maratona, ou relacionamentos para eleger-se a um alto cargo público. Mas tem um extraordinário potencial para se comunicar. Porém, é potencial; só isso! E ainda que possua o  mesmo teclado de todos à sua volta e fale o mesmo idioma que eles, sem disciplina e aprendizagem você jamais será eficiente em comunicar-se. E sabe quanto isto significa para a sua vida e carreira? Algo não muito diferente do ar e água!
Entende agora?
______________________ 

Abraham Shapiro é consultor e coach, com especialidade em Sucessão em Empresas Familiares como facilitador da relação entre sucessor e sucedido para que o processo transcorra em paz e com ampla capacitação do sucessor, e Gestão - orienta a empresa para organizar-se de modo a corresponder às necessidades de seu posicionamento no mercado.  É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome". Contatos: shapiro@shapiro.com.br ,  cel: 43. 8814.1473