10 de nov. de 2014

COMO SER UM PALESTRANTE

ABRAHAM SHAPIRO

PUBLICADO NA FOLHA DE LONDRINA EM 10 DE NOVEMBRO DE 2014 - Um sem número de jovens estudantes me procuram para aconselhamento de carreira. Eu gosto. O despreparo com que eles se apresentam é impressionantemente maior a cada ano .
Uma elegante e comunicativa jovem aproximou-se de mim, no café, e foi direto ao assunto:
-  Concluí o curso de administração e vou fazer um MBA porque quero tornar-me palestrante. O que o senhor acha que eu devo fazer para conseguir isto?
E, na minha simplicidade, respondi:
- Trabalhar na sua área ao menos dez anos, sem parar de ler tudo o que for possível e aprendendo a gerir pessoas. Então você terá massa crítica bastante para começar a ser ouvida, e talvez apreciada!
Ela então propôs:
- E se eu fizer o famoso curso de palestrantes em S. Paulo, onde se aprendem técnicas artísticas e oratória. É uma moda que está atraindo profissionais de todas as áreas. 
E eu:
- Neste caso, tendo talento, você poderá seguir a carreira de atriz. Mas para ser palestrante estará faltando o mais importante: conteúdo prático e teórico.
Uma palestra não é representação teatral. O centro desta modalidade de “Educação Corporativa” é, acima de tudo, o que será transmitido, o efeito que se deseja provocar, o respaldo e a eficácia das ideias apresentadas.
Treinamentos, consultoria, palestras etc...  é fruto obrigatório de estudo, formação e muita, muita prática. Jamais será interpretação artística, um bom texto lido em um teleprompter ou um minúsculo ponto auditivo por onde o preletor recebe as ideias, invisível à plateia. Antes e principalmente, uma palestra deve ser “domínio pleno de um conteúdo inequívoco e verdadeiro” expresso por alguém que o detenha.
O que não for assim será apenas uma produção. E com certeza, boa de se jogar no lixo!
______________________ 

Abraham Shapiro é consultor e coach, com especialidade em Sucessão em Empresas Familiares como facilitador da relação entre sucessor e sucedido para que o processo transcorra em paz e com ampla capacitação do sucessor, e Gestão - orienta a empresa para organizar-se de modo a corresponder às necessidades de seu posicionamento no mercado.  É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome". Contatos: shapiro@shapiro.com.br ,  cel: 43. 8814.1473