18 de set. de 2013

UMA ATITUDE CHAMADA ENTUSIASMO

ABRAHAM SHAPIRO

Contam que alguém perguntou a Bill Gates como ele tornou-se rico e importante. Ele respondeu que estava no lugar certo, na hora certa. Mas depois de pensar melhor, ele completou dizendo: “Quando tive as minhas ideias, havia milhões de pessoas no planeta que também as tinham. O meu entusiasmo fez-me tomar uma atitude rápida, e eu as pus em prática. Creio que isso é que explica o meu sucesso”. 
Entusiasmo é a solução para muitos problemas e carências.
Uma vida familiar movida pelo entusiasmo é bem diferente daquela que apenas reage às demandas do dia a dia e que estabelecerá também a diferença entre uma ‘casa’ e um ‘lar’.
No trabalho é igual. O sujeito já sai indisposto pela manhã. Ao final do dia, porém, faz tudo para não perder o happy hour com os amigos. Sabe por que isso ocorre? Porque este indivíduo desconhece os benefícios de seu trabalho. Olhe para ele e você logo verá o que lhe falta. Entusiasmo.
Na minha análise quase 100% dos diagnósticos de má administração do tempo estão errados. O problema, na verdade, é má administração da energia pessoal. Outra vez falta entusiasmo. Consequentemente, os afazeres tornam-se penosos. A pessoa se perde nas prioridades e se confunde sobre o que é importante ou urgente. Se ela desenvolvesse ideias positivas sobre o que tem a fazer, dando a isso um propósito elevado, tudo mudaria. E isso só depende de uma pitada a mais de energia e boa vontade, posso garantir.
Um repórter entrevistava um fazendeiro cujas vacas leiteiras eram campeãs de produtividade em sua região, e lhe fez uma pergunta: “Quantos litros de leite, em média, as suas vacas dão por dia?” E ele respondeu: “Elas não dão nenhum litro de leite. Eu é que tenho de ordenhá-las, senão a produção é zero”. 
Assim também, se você acha que a vida lhe “dará” alguma realização, esqueça. Você é quem terá de ‘extrair realizações’ daquilo que é a sua vida, colocando entusiasmo em tudo o que fizer.
______________________ 

Abraham Shapiro é consultor e coach. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é "simplicidade". Autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome - Inspirações para a Vida, o Trabalho e os Relacionamentos". E-mail: shapiro@shapiro.com.br Fone: 43. 8814.1473