26 de set. de 2013

QUÃO MELHOR É UM PÓS-GRADUADO

ABRAHAM SHAPIRO

O Diretor Geral daquela indústria de grande porte foi direto ao assunto:
- “Meu problema, Sr Shapiro, não são meus vendedores comuns. Eles trazem resultados. O nosso obstáculo são os vendedores que fizeram a tal da pós-graduação ou MBA. Eles não têm prática, mas se julgam sabichões e merecedores dos maiores salários. Eles tumultuam a nossa política de remuneração por conta da arrogância”.
Eu ouvia atentamente aquele homem de cerca de 60 anos que falava sobre as mesmas impressões que também me chegam por outros empresários. O  funcionário faz uma pós-graduação  e já se acha “doutor”. No momento seguinte, quer poder porque acha-se superior aos demais. Mas o que habilita qualquer profissional – com ou sem pós-graduação – é: “E os resultados?”
Vamos esclarecer: cursos de pós-graduação e MBA´s se alastraram no país como forma de suprir carências que a maioria massacrante dos profissionais apresenta após diplomados.
Qual é a razão disso?
  1. Queda vertiginosa do nível da formação oferecida pelas escolas e
  2. Indisposição dos alunos em seguir, com seriedade e visão prática, seus estudos no curso superior.  Muitos deles não renunciam às baladas e aos churrascos. Pensam que, ao se formar, farão uma pós ou um MBA e conseguirão um emprego com salário de US$ 20 mil para começar.
Mas a realidade é outra. Eles concluem a faculdade, fazem pós ou MBA, o tempo passa e o salário que conseguem não chega, em média, a R$ 1.200,00 no início. Então se submetem à  primeira colocação que aparece. E ainda assim, muitos querem se impor sobre os colegas  pelos méritos dos cursinhos que fizeram até então.  Aí surge a questão: E os resultados?
É claro que não é com todos.  Mas há um sem-número deles por aí.
Você está para se formar? Faça um estágio prático. Não se iluda com pós-graduações ou MBA´s. Uma prática mediana antecede qualquer boa especialização.
Aja deste modo, e tudo será bom para todos.
______________________ 

Abraham Shapiro é consultor e coach. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é "simplicidade". Autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome - Inspirações para a Vida, o Trabalho e os Relacionamentos". E-mail: shapiro@shapiro.com.br Fone: 43. 8814.1473