17 de set. de 2013

CÁLCULOS ABSURDOS DO PASSADO

ABRAHAM SHAPIRO

"Pois D-us criou o homem reto, mas ele procurou fazer muitos cálculos" 
Livro de Kohelet 7,29

Uma pessoa pode ser incapaz de perceber coisas bem à sua frente. Nossa percepção é determinada pelos nossos modelos mentais – construídos a partir da nossa educação, experiências, conceitos e preconceitos. Por isso, tudo o que é visível para um, pode ser literalmente invisível para outro.
Selecionei frases ditas por especialistas do passado a respeito de invenções e tendências de sua época.
A primeira, de Simon Newcomb, astrônomo ‘metido’ a visionário, em 1902: 
"Voar com máquinas mais pesadas do que o ar é inviável e insignificante, se não impossível".
"Mulher sensível e responsável não deseja votar". Grover Cleveland, 22º presidente dos Estados Unidos, em 1905.
"É um sonho patético imaginar que automóveis irão tomar o lugar das ferrovias nas viagens de longa distância". Congresso Americano dos Transportes, em 1913.
Harry Warner, presidente da Warner Brothers Pictures, em 1927, sobre colocar voz nos filmes mudos: "Quem, diabos, vai querer ouvir um ator falar?"
Thomas Watson, o grande presidente da IBM mundial, entrou para esta galeria graças a seu parecer sobre a tendência de popularização dos computadores: "Creio que no mundo exista mercado para apenas uns cinco computadores."
Faz-nos rir. Mas estes homens não eram estúpidos. Não tinham intenção de enganar ninguém. Eram, sem dúvida, especialistas nas suas áreas. Estas celebridades seguiram, sim, seus modelos mentais, e isto ditou-lhes o que disseram. Eles simplesmente não conseguiram ver além de seus paradigmas. 
Isto - exatamente isto -  pode estar acontecendo com você e comigo neste momento. Só uma atitude decisiva pode mudar esta tendência.
Deseja tornar-se hábil em ver o futuro? Comece a convencer-se de que você não sabe tudo. E, a propósito, não sabe mesmo!
Insira em seus pensamentos a possibilidade de que você esteja enganado a respeito da maior parte das coisas que lhe parecem dominadas ou óbvias. Pesquise. Saiba o que você pensa. Conheça o que os outros pensam. Questione-se. Questione também os demais. Tenha esta ousadia para o seu bem.
Quem almeja entender de tudo, mais dia, menos dia, acabará registrando na história que realmente não sabia de nada. E assim como tantos outros, será motivo de risos.
______________________ 

Abraham Shapiro é consultor e coach. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é "simplicidade". Autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome - Inspirações para a Vida, o Trabalho e os Relacionamentos". E-mail: shapiro@shapiro.com.br Fone: 43. 8814.1473