12 de set. de 2013

BREVE MANUAL DE MEDIAÇÃO

ABRAHAM SHAPIRO

O que fazer quando você precisa atuar como mediador entre pessoas em crise de relacionamento? Momento delicado. Requer estratégia e conduta rígida.
Comece usando a lógica. Empregue-a o tempo todo.
Seja assertivo, coordene bem cada conversa com inteligência, e busque entender o que se passa de fato antes de formar uma opinião.
Na empresa lembre-se que o foco deve estar sobre a empresa, e não sobre o interesse pessoal das partes.
O objetivo da mediação é restabelecer o diálogo claro e objetivo entre os envolvidos na crise. Por isso, não exagere na dose de aproximação. Conduza-los à lucidez e ao equilíbrio, e não a uma vida conjugal.  Assim, não permita que troquem palavras de ataque. Caso este cenário se configure, intervenha com vigor desfazendo-o.
Detecte as manobras emocionais e “mate-as no ninho”.
Advirta qualquer um dos envolvidos sempre que necessário, porém, evite afetar-se pela Síndrome do Juiz de Futebol. Ao advertir um, você não estará obrigado advertir o outro para “ficar tudo igual”.
Se você participar de uma reunião oficial agendada e uma pauta estiver sendo tratada em sequência, mantenha o foco sobre o assunto atual e não permita subterfúgios, desculpas ou evasivas. Como mediador você tem de ser o condutor responsável pela pauta.
Para conseguir isso e muito  mais, você terá de receber das partes o PODER de convocação, intervenção, condução, suspensão, advertência e decretação de recesso sempre que necessário, tendo em vista a paz mútua.
Mantenha o diálogo respeitoso e digno. Tenha tolerância, mas imponha limites.
Evite perguntar a qualquer um: “Como vão as coisas?” na frente do outro, pois, isto será uma chance para que a resposta venha recheada de insultos contra o outro.
O seu grande objetivo é fazer que as partes mediadas obrigatoriamente “zerem” seus preconceitos e pressupostos negativos mútuos.  Só assim você terá condições de efetivar algum trabalho progressivo.
Quem promove a paz entre os homens tem méritos incalculáveis. Não se furte de ser e atuar como mediador em quaisquer situações possíveis. E receba, desde já, as minhas congratulações por este bonito papel.
______________________ 

Abraham Shapiro é consultor e coach. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é "simplicidade". Autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome - Inspirações para a Vida, o Trabalho e os Relacionamentos". E-mail: shapiro@shapiro.com.br Fone: 43. 8814.1473