13 de set. de 2013

MICOS NO FACEBOOK: FIQUE FORA!

ABRAHAM SHAPIRO

O Facebook e outras mídias sociais tornaram-se uma febre. Mas assim como qualquer situação humana, há o uso correto e o exagerado dos recursos disponíveis nessas ferramentas de comunicação.
Eu listei dez situações que quase sempre são interpretadas ao contrário da real intenção de quem as publica no Facebook. Não sei se você concordará comigo, mas o meu objetivo não é promover um debate, mas sim uma reflexão. Vamos a elas:
- Talvez você seja daqueles que não conseguem comer um prato num restaurante sem fotografá-lo e postar no seu perfil. Segundo Valerie Taylor, chefe de psiquiatria do Hospital da Mulher da Universidade de Toronto, fotos de comida podem indicar distúrbio alimentar sério. Seja mais severo. Pergunte-se: “Ei.... que nível mais infantil de quer se mostrar! Vê se cresce, rapaz!”
- Fotos em frente ao espelho.  Cuidado com o que você não vê. Será que não seria muito mais verdadeiro da sua parte publicar uma frase do tipo: “Estou carente. Dê-me um pouco da sua atenção!”?
- Fotos do carro novo são do interesse da Receita Federal. Duvido que os seus amigos queiram saber disso.
- Publicar fotos de amigos em trajes de banho ou em posições constrangedoras é o caos. Talvez fosse melhor dizer-lhes que você os odeia!
- "Curtir" é uma ação “positiva”. Se um amigo diz que seu cachorro morreu, não curta!
- Xingar ou criticar publicamente uma pessoa que você nem conhece revela a todos o seu caráter grosseiro e sua falta de educação.
- Não entre em roda de “zoação” coletiva. Isto é facebullying.
- Fotos sexy podem revelar mais dos seus desvios de personalidade do que qualquer psicanalista seria capaz de diagnosticar.
- Comunicar coisas como  a hora da sua descida no aeroporto de “Sei-lá-onde”, o check-in numa sorveteria ou a bebida que você está consumindo é tão interessante para os seus amigos quanto a sua mãe contar a história dos três porquinhos pra você dormir.
- Confissões pessoais que você não diria à sua esposa, mãe, ou psicoterapeuta, fará algum sentido postar no Facebook?
Passe a nivelar-se por cima! Isto fará bem à sua autoconfiança e muito mais aos seus "amigos".
______________________ 

Abraham Shapiro é consultor e coach. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é "simplicidade". Autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome - Inspirações para a Vida, o Trabalho e os Relacionamentos". E-mail: shapiro@shapiro.com.br Fone: 43. 8814.1473