24 de set. de 2013

TEMPO DE PRODUZIR RESULTADOS

ABRAHAM SHAPIRO

O IBGE informou que as vendas no varejo subiram 1,9% em julho em relação a junho. Isto é 0,3% acima do esperado.
O governo chama a isso “sinal de vitalidade” da economia. Mas há temores do repasse da depreciação do real para os preços ao consumidor nos próximos meses.


De forma genérica,  a economia brasileira perdeu aquele entusiasmo todo que marcou os anos anteriores. Muitos falam em estagnação.  A maioria sente isto – no âmbito pessoal.
Sabe-se que a partir de agora as empresas venderão menos. As indústrias produzirão menos. Haverá cortes discretos de funcionários,  isto é, leve redução de quadro e acúmulo de funções sobre os que remanescerem.
A pergunta natural que todos fazem é: “Quais colaboradores ficarão?” Resposta: “Os que apresentam maior produtividade”.
Portanto, não existe outra palavra de ordem  além de: “Trabalhe com vontade, aproveite o seu tempo e produza mais do que produzia até aqui”.
Como conseguir isto?  
As empresas tendem a promover mais treinamentos in company para auxiliar seus funcionários a aumentar sua produtividade. Mas você precisa ter inciativa pessoal.
Faça cursos práticos que lhe ajudem a ser mais eficiente. Mas não vá fazendo qualquer um ou frequentando palestras de motivação ou liderança. Isto quase sempre é oportunismo de gente aproveitadora. Tome referências da utilidade do evento proposto antes de gastar o dinheiro que poderá fazer falta.
Melhore a sua capacitação. Leia mais. Estude. Tenha foco. A sua e todas as outras empresas precisam de resultado. Não é hora de bla bla bla.
Então pare de falar a esmo e de justificar porque você tem feito menos do que devia. Trate de virar este jogo a seu favor. Desenvolva-se efetivamente.  E permaneça no seu posto por mérito e conquista.
Num mundo prático como o nosso, não se permita correr atrás de bobagens e perda de tempo. Pare de olhar para a teoria e aumente o seu pragmatismo. Faça resultados!
______________________ 

Abraham Shapiro é consultor e coach. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é "simplicidade". Autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome - Inspirações para a Vida, o Trabalho e os Relacionamentos". E-mail: shapiro@shapiro.com.br Fone: 43. 8814.1473