19 de set. de 2013

MELHOR ORIGINAL COM DEFEITOS DO QUE UMA CÓPIA PERFEITA

ABRAHAM SHAPIRO


Conheci uma réplica da obra La Gioconda, conhecida como “Monalisa”. Quem a apresentou para mim foi um dos maiores especialistas em artes do mundo. Ele declarou que praticamente não há diferença alguma entre a pintura original e a cópia. Mas a réplica não vale nada se comparada com a original, cujo valor é estrondosamente elevado.
Eu perguntei a ele o que faz esta diferença. Ele disse:
- “Concepção, criação, tempo dedicado a construí-la, detalhes e, acima de tudo, a energia que moveu Leonardo da Vinci a pintá-la.” E completou: “Todas as cópias, por mais perfeitas,  são apenas uma imitação elaborada com avançada técnica, mas não atendem aos requisitos que só estão presentes na criatividade e na inspiração de quem criou uma obra desde o nada”.
Eu pensei que isso talvez seja o que ocorre com tantos profissionais que me procuram afetados pela tristeza ou frustração com o que fazem. Eles não se realizam – mesmo quando ganham muito dinheiro. Sentem-se vazios, e suas vidas sem sentido.
Quase sempre eu percebo que eles são cópias de outros a quem reputaram como sendo sucesso em alguma área. Quiseram copiá-los e até conseguiram em formação e posicionamento numa empresa ou em sua profissão. Mas faltou algo. E o que lhes falta, só a versão original contém. Por isso eles, que são cópias, ressentem sua falta de valor.
Em contrapartida, observo e constato que realização pessoal nunca esteve tão acessível quanto hoje, graças aos recursos que facilitam a exposição pessoal, a qualidade de resultados, os relacionamentos abundantes e outras vantagens “n” vantagens. No entanto, apesar de tudo isso, ainda é preciso que cada um se enxergue individualmente e faça para si mesmo  algumas perguntas, como: “Qual é o meu papel como ser humano? De que forma eu darei a minha contribuição às pessoas com quem me relaciono, à minha empresa, à comunidade e ao mundo?”
Esta visão individual de responsabilidade é só o que faz nascer e amadurecer a identidade pessoal de cada um e, assim, fazê-lo tornar-se uma obra autêntica, original, e não uma cópia.
Uma única medida desta iniciativa hoje produzirá muito mais frutos do que se conseguia com dez ou vinte medidas no passado.
______________________ 

Abraham Shapiro é consultor e coach. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é "simplicidade". Autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome - Inspirações para a Vida, o Trabalho e os Relacionamentos". E-mail: shapiro@shapiro.com.br Fone: 43. 8814.1473