25 de set. de 2013

A FARRA DOS EXECUTIVOS ACABOU

ABRAHAM SHAPIRO

Você se lembra daqueles executivos que até há pouco tempo largavam as empresas em que atuavam a troco de outra sem a menor responsabilidade, apenas por melhores condições de salário ou carreira? Pois é. Isso está acabando –  se já não acabou de vez.
Notícias recentíssimas dão-nos a saber que o número de executivos demitidos por causa de baixo desempenho nos últimos anos aumentou. Os dados são de uma pesquisa da consultoria Lens & Minarelli.
Ao mesmo tempo, caiu a quantidade de empresas que oferecem aos demitidos benefícios como gratificação em dinheiro e manutenção da assistência médica ou seguro de vida por um período posterior à saída do profissional.
Vamos aos dados.
Entre 2010 e 2012, passou de 34% para 65% o número de demissões ocasionadas por baixo desempenho, segundo gestores de RH.
No mesmo período, a quantidade de empresas que oferecem gratificação em dinheiro na hora da demissão caiu de 58% para 25%. As que dão bônus diminuíram de 66% para 62%. Em 2005, elas eram 95%.
As companhias que mantêm o seguro de vida dos executivos caíram de 21% para 8% entre 2010 e 2012, e aquelas que oferecem assistência médica por seis meses ou mais depois da demissão caíram de 53% para 41%. Em 2005, elas chegavam a 84%.
Este cenário é consequência de um ambiente econômico de maior pressão por resultados por parte das empresas, decorrente da desaceleração econômica no Brasil.
Entre os executivos demitidos que participaram da pesquisa, 52% já haviam sido dispensados mais de uma vez, número que passou da metade pela primeira vez em relação a 2010 e 2005, quando ficava na casa dos 40%.
A pesquisa usou dados de 2012 e entrevistou 200 executivos de níveis que variam de gerências seniores à presidência, além de gestores de recursos humanos.
Como se vê, quando tudo vai bem ou mal na economia, o que importa é RESULTADO. Os eficientes em produzi-los, ficam. Os que não são, acabará cedendo lugar para quem sabe e pode fazer mais... e melhor.
______________________ 

Abraham Shapiro é consultor e coach. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é "simplicidade". Autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome - Inspirações para a Vida, o Trabalho e os Relacionamentos". E-mail: shapiro@shapiro.com.br Fone: 43. 8814.1473