ABRAHAM SHAPIRO
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Abraham Shapiro é consultor e coach. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é "simplicidade". Autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome - Inspirações para a Vida, o Trabalho e os Relacionamentos". E-mail: shapiro@shapiro.com.br Fone: 43. 8814.1473
A hipocrisia corporativa desta
década é o “foco no cliente”. Quase tudo mentira ou enganação. Falsidade escancarada
da maioria das empresas.
Fala-se apaixonadamente em
atendimento, satisfação, pós venda, mas quando o tonto do cliente abre a boca
para dizer o que espera dos produtos ou serviços, ninguém está disposto a
ouvi-lo. E se ele fizer alguma reclamação, o valor que se dá a ela é ainda
menor.
Há empresas que implantam pesquisas
de satisfação, registram informações obtidas diretamente dos clientes, mas tudo fica por isso mesmo.
Os dados não evoluem para o estado de informações úteis e, consequentemente,
nada é feito com esta preciosa fonte de ações positivas.
Empresas ordinárias concentram seus
esforços tão somente em vender... e o cliente que “se exploda”! Se ao menos tivessem
alguma consciência de que cliente não é aquele que apenas compra, mas o que
volta a comprar, isso bastaria para demovê-las de seu comodismo ridículo.
Chances e oportunidades gigantescas se
perdem por falta de ação.
Imagine o poder que se concentra nos
depoimentos de clientes sobre o que esperam dos produtos ou serviços. O que
poderia valer mais que isso para a perenidade de qualquer negócio?
Mas e os gerentes preguiçosos? E os
gerentes que só querem um emprego, e não um trabalho? Eles se incomodam. Eles
justificam suas mazelas suprimindo ou negando esses dados.
Eu concordo que em qualquer pesquisa
de satisfação nem tudo se aproveita. Há casuísmos nos depoimentos de muitos clientes.
Mas não deixa de ser um tesouro orientador de importantes estratégias,
correções e reforçadores de pontos positivos. E isso basta para compensar
quaisquer desvantagens.
Só os tolos não vêm isso.
A empresa que só pensa em vender,
verá chegar a hora do desespero mais rápido do que imagina. Então será tarde. O
que fará, então? Cortes, cortes e mais cortes. Mas se as coisas chegarem ao estágio
de manter vendedores confinados para que não saiam a campo e gerem os gastos – próprios do processo de venda externa –, então
mande o coveiro abrir a vala, pois o fim realmente chegou.
Quer mudar isso? Ouça o seu cliente.
Adote uma estratégia, e ponha isto a funcionar!______________________
Abraham Shapiro é consultor e coach. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é "simplicidade". Autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome - Inspirações para a Vida, o Trabalho e os Relacionamentos". E-mail: shapiro@shapiro.com.br Fone: 43. 8814.1473