20 de set. de 2013

CUIDE PARA QUE O SEU FIM NÃO CHEGUE

ABRAHAM SHAPIRO

A hipocrisia corporativa desta década é o “foco no cliente”. Quase tudo mentira ou enganação. Falsidade escancarada da maioria das empresas. 
Fala-se apaixonadamente em atendimento, satisfação, pós venda, mas quando o tonto do cliente abre a boca para dizer o que espera dos produtos ou serviços, ninguém está disposto a ouvi-lo. E se ele fizer alguma reclamação, o valor que se dá a ela é ainda menor.
Há empresas que implantam pesquisas de satisfação, registram informações obtidas diretamente  dos clientes, mas tudo fica por isso mesmo. Os dados não evoluem para o estado de informações úteis e, consequentemente, nada é feito com esta preciosa fonte de ações positivas.
Empresas ordinárias concentram seus esforços tão somente em vender... e o cliente que “se exploda”! Se ao menos tivessem alguma consciência de que cliente não é aquele que apenas compra, mas o que volta a comprar, isso bastaria para demovê-las de seu comodismo ridículo.
Chances e oportunidades gigantescas se perdem por falta de ação.
Imagine o poder que se concentra nos depoimentos de clientes sobre o que esperam dos produtos ou serviços. O que poderia valer mais que isso para a perenidade de qualquer negócio?
Mas e os gerentes preguiçosos? E os gerentes que só querem um emprego, e não um trabalho? Eles se incomodam. Eles justificam suas mazelas suprimindo ou negando esses dados.
Eu concordo que em qualquer pesquisa de satisfação nem tudo se aproveita. Há casuísmos nos depoimentos de muitos clientes. Mas não deixa de ser um tesouro orientador de importantes estratégias, correções e reforçadores de pontos positivos. E isso basta para compensar quaisquer desvantagens.
Só os tolos não vêm isso.
A empresa que só pensa em vender, verá chegar a hora do desespero mais rápido do que imagina. Então será tarde. O que fará, então? Cortes, cortes e mais cortes. Mas se as coisas chegarem ao estágio de manter vendedores confinados para que não saiam a campo e gerem os gastos –  próprios do processo de venda externa –, então mande o coveiro abrir a vala, pois o fim realmente chegou.
Quer mudar isso? Ouça o seu cliente. Adote uma estratégia, e ponha isto a funcionar!
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Abraham Shapiro é consultor e coach. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é "simplicidade". Autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome - Inspirações para a Vida, o Trabalho e os Relacionamentos". E-mail: shapiro@shapiro.com.br Fone: 43. 8814.1473