ABRAHAM SHAPIRO
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Abraham Shapiro é consultor e coach. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é "simplicidade". Autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome - Inspirações para a Vida, o Trabalho e os Relacionamentos". E-mail: shapiro@shapiro.com.br Fone: 43. 8814.1473
É difícil fazer as metas, decididas
na alta administração, chegarem à linha de frente da empresa.
Diretores, gerentes e colaboradores
quase nunca estão na mesma página. Assumem o pressuposto de que as metas serão
comunicadas e entendidas. Até se entusiasmam. Mas ao longo do tempo isto não se
confirma. Então é tarde. Na cena seguinte o que se vê é todos correndo para
todas as direções sem nenhum trabalho conjugado.
É lindo que as empresas tenham
estratégias. Mas seus idealizadores se esquecem de traduzi-las em ação.
Ter estratégias e metas é uma coisa.
A outra é executá-las.
A consultoria americana Harris
Polling fez um estudo sobre as razões das falhas na execução das estratégias.
Estudou porque as metas não se traduzem em ação para os funcionários que atuam na linha de frente.
Um dos pontos apurados dá conta de
que somente 15% dos funcionários identificam a meta mais importante ou as
prioridades “de topo” de suas empresas. As razões? Ou existem metas demais, ou
elas mudam frequentemente, ou simplesmente não existem.
O que assusta é o fato de que, na
maioria dos casos, as metas não são sequer comunicadas.
Além disso, os líderes não sabem
exatamente o que querem. Quem sai prejudicada é a linha de frente. Num sentido
realista a linha de frente é que produz os resultados finais e, por isso, ela é
que devia conhecer “o que se espera alcançar” e “como alcançar”.
Outro ponto da pesquisa: os
funcionários podem conhecer as metas, mas frequentemente não as “compram”.
Apenas 19% disseram que se sentiam comprometidos com as metas da organização,
isto é, um em cada cinco. A razão disso é que eles não se sentem parte das
decisões. Acham que não interferem no que será necessário para atingir a meta.
Eles não estão emocionalmente conectados com a meta. E sem envolvimento, não há
compromisso.
Uma vez que as pessoas conheçam a meta da empresa, só
então estarão livres para tentar
maneiras novas e melhores de alcançá-la.
Observação importante: pense que para se alcançar metas que nunca foram
atingidas antes, qualquer um precisará começar a fazer coisas que nunca fez
antes.
Comunique! Cuide que todos saibam os
mínimos detalhes de tudo... e veja a energia que a sua empresa irá liberar na
busca dos resultados!______________________
Abraham Shapiro é consultor e coach. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é "simplicidade". Autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome - Inspirações para a Vida, o Trabalho e os Relacionamentos". E-mail: shapiro@shapiro.com.br Fone: 43. 8814.1473