9 de set. de 2013

POR QUE AS METAS NÃO SÃO ALCANÇADAS?

ABRAHAM SHAPIRO

É difícil fazer as metas, decididas na alta administração, chegarem à linha de frente da empresa.
Diretores, gerentes e colaboradores quase nunca estão na mesma página. Assumem o pressuposto de que as metas serão comunicadas e entendidas. Até se entusiasmam. Mas ao longo do tempo isto não se confirma. Então é tarde. Na cena seguinte o que se vê é todos correndo para todas as direções sem nenhum trabalho conjugado.
É lindo que as empresas tenham estratégias. Mas seus idealizadores se esquecem de traduzi-las em ação.
Ter estratégias e metas é uma coisa. A outra é executá-las.
A consultoria americana Harris Polling fez um estudo sobre as razões das falhas na execução das estratégias. Estudou porque as metas não se traduzem em ação para os funcionários  que atuam na linha de frente.
Um dos pontos apurados dá conta de que somente 15% dos funcionários identificam a meta mais importante ou as prioridades “de topo” de suas empresas. As razões? Ou existem metas demais, ou elas mudam frequentemente, ou simplesmente não existem.
O que assusta é o fato de que, na maioria dos casos, as metas não são sequer comunicadas.
Além disso, os líderes não sabem exatamente o que querem. Quem sai prejudicada é a linha de frente. Num sentido realista a linha de frente é que produz os resultados finais e, por isso, ela é que devia conhecer “o que se espera alcançar” e “como alcançar”.
Outro ponto da pesquisa: os funcionários podem conhecer as metas, mas frequentemente não as “compram”. Apenas 19% disseram que se sentiam comprometidos com as metas da organização, isto é, um em cada cinco. A razão disso é que eles não se sentem parte das decisões. Acham que não interferem no que será necessário para atingir a meta. Eles não estão emocionalmente conectados com a meta. E sem envolvimento, não há compromisso.
Uma vez que  as pessoas conheçam a meta da empresa, só então estarão livres para  tentar maneiras novas e melhores de alcançá-la.  Observação importante: pense que para se alcançar metas que nunca foram atingidas antes, qualquer um precisará começar a fazer coisas que nunca fez antes.
Comunique! Cuide que todos saibam os mínimos detalhes de tudo... e veja a energia que a sua empresa irá liberar na busca dos resultados!
______________________ 

Abraham Shapiro é consultor e coach. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é "simplicidade". Autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome - Inspirações para a Vida, o Trabalho e os Relacionamentos". E-mail: shapiro@shapiro.com.br Fone: 43. 8814.1473