5 de set. de 2013

O QUE É REALMENTE POSSÍVEL CONTROLAR NA VIDA?

ABRAHAM SHAPIRO

Você sabe a diferença entre um pessimista e um otimista?  
O pessimista diz: “Não podia ser pior!” O otimista responde: “Podia sim, senhor!”
Isto é uma piada.
Na realidade, a vida pode ser resumida da seguinte forma: 10% é aquilo que nos acontece, e 90% é como enxergamos ou interpretamos o que nos acontece.
Nossa atitude é a única coisa que podemos ter qualquer esperança de controlar sobre toda a nossa existência nesse mundo. A atitude que decidimos a cada instante afeta não apenas a nossa própria condição ou felicidade, mas as dos outros também.
Uma antiga história de autor desconhecido nos ajuda a entender. Caso você a conheça, vale reler, pois contém uma rica lição.
Um rei africano saiu para caçar. Seu carregador de armas era um indivíduo cujo lema de vida era: “Tudo acontece para o bem!”.
Este armeiro errou ao carregar um rifle, causando uma explosão que arrancou o dedo polegar do rei. Em meio ao corre-corre, ele exclamou:
- “Isto veio para o bem, excelência”.
Ao ouvi-lo dizer isso, o rei respondeu:
- “Não, não veio!”
E cheio de ódio mandou-o para a prisão.
Um ano se passou. O rei saiu novamente à caça. Desta vez, porém, foi capturado por canibais. Eles já estavam se preparando para “jantá-lo” quando deram conta de que lhe faltava um dedo. Supersticiosos, aqueles canibais não quiseram comer alguém com um defeito físico. Libertaram-no e o mandaram embora!
Ao retornar a seu palácio, o rei foi correndo à prisão para libertar seu antigo, o carregador de armas.
- “Você estava certo”,  disse o rei. “Ter perdido o dedo foi para o bem! Estou arrependido de tê-lo mandado para a cadeia”.
- “Não”, respondeu o homem, “ficar na cadeia também foi para o bem!”.
- “Como assim?”, questionou o rei.  “Olhe como você sofreu!”
- “Sim”, respondeu o armeiro. “Mas se não estivesse na cadeia, eu é que seria o jantar dos canibais”.
Se você julga as pessoas que têm atitudes positivas como “otimistas embriagadas”,  responda-me a esta pergunta: “Quem ao final estará em melhor situação: aquele que olha as coisas positivamente e tem energia para persistir até completar suas metas com êxito, ou aquele ‘realista’ que olha para a vida com  o posicionamento prévio de que provavelmente as coisas vão piorar?”
______________________ 

Abraham Shapiro é consultor e coach. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é "simplicidade". Autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome - Inspirações para a Vida, o Trabalho e os Relacionamentos". E-mail: shapiro@shapiro.com.br Fone: 43. 8814.1473