10 de set. de 2013

O PODER DO TEMPO

ABRAHAM SHAPIRO

Existe uma história adorável sobre o tempo.
Dois amigos idosos, que não se viam há anos, se encontram, se abraçam e vão ao apartamento de um deles para falar sobre os velhos tempos.
A conversa leva horas. Anoitece. Um pergunta ao outro:
- "Que horas são?"
- "Não tenho relógio de pulso" diz o segundo.
- "Então veja no seu relógio de parede."
- "Também não tenho relógio de parede em toda a minha casa."
- "Como faz para saber as horas?"
E o dono da casa  disse:
- "Você vê aquela trombeta no canto? É com ela que vejo as horas."
- "Está louco" – o primeiro diz. "Como pode saber as horas com uma trombeta?"
- “Venha comigo”.
Ele apanha o instrumento, abre a janela e o sopra, produzindo um som ensurdecedor. Cinco segundos depois, um vizinho furioso grita.
- "Ei? São duas e meia da madrugada e você aí tocando essa trombeta?"
O homem volta-se para o amigo e diz:
- "Viu só? São duas e meia. É assim que se sabe a hora com uma trombeta!"
Para todas as pessoas chega a hora em que querem mudar seus maus costumes e adotar uma vida nova. Mas geralmente não conseguem. Por quê não? Horas ou dias depois, elas se esquecem do que almejam. E continuam, a seguir, exatamente como eram antes.
Esta é a inércia deste mundo. Esta é a droga com que a humanidade se entorpece em favor de fazer perdurar um modelo existencial de tudo querer desde que pelo modo mais fácil e rápido, sem esforço nem dor!
O maior presente que D-us concedeu ao homem é o tempo. E-le o deu em termos iguais a todos: ricos ou pobres, poderosos ou indefesos. Para qualquer um há apenas vinte e quatro horas num dia, e um total de anos curto demais.
Para você, para mim e para cada indivíduo deste planeta haverá um futuro que não veremos, um rio que jamais cruzaremos e uma terra na qual nunca pisaremos. Nossa questão são as decisões de hoje, e não as do futuro. E de todas elas, a escolha que produz  as maiores e mais profundas consequências é “Como usamos o nosso tempo presente?”.
Lembre-se disso e talvez você se sinta mais encorajado a persistir em mudar: “Ninguém, em seu leito de morte, desejou ter passado mais tempo no escritório, na fábrica ou lamentou-se por não ter possuído um computador ou celular mais moderno e potente”.
______________________ 

Abraham Shapiro é consultor e coach. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é "simplicidade". Autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome - Inspirações para a Vida, o Trabalho e os Relacionamentos". E-mail: shapiro@shapiro.com.br Fone: 43. 8814.1473