11 de set. de 2013

EM NOVEMBRO PRÓXIMO: UM EVENTO PARA ORIENTAÇÃO DE HERDEIROS E SUCESSORES EM LONDRINA

ABRAHAM SHAPIRO

Vários empresários têm nos solicitado que demos orientação a herdeiros e sucessores de empresas familiares. Temos escrito artigos e publicado boletins sobre a nossa experiência nesta área empresarial.
Se você pensar bem, verá que herdeiros e sucessores necessitam de um direcionamento que alinhe suas intenções profissionais pessoais aos negócios de suas famílias. 
Não é fácil assumir negócios que foram iniciados por alguém da geração anterior, num tempo em que o ritmo e a velocidade dos negócios eram bem diferentes de hoje.
Pais empreendedores dizem aos filhos que sejam mais eficazes do que eles foram. No entanto, por mais sincero que seja este voto, no final das contas é um sério problema para os filhos, pois geralmente não fazem ideia alguma de como conseguirão isto na prática.
Dizer que devem ser melhores não basta. Estes herdeiros questionam: “Como eu posso superar meu pai – ou meu avô? Eles juntaram uma fortuna e construíram um patrimônio? Eu não sei se vou conseguir”.  Nos casos das minhas consultorias e coachings, eu lhes mostro que a continuidade ou sucessão constitui-se um novo desafio. Eles não precisam imitar ninguém. Devem apenas buscar desenvolver seus conhecimentos e prática para adquirir a competência a fim de continuar o que receberam, e assim atingir uma nova versão de sucesso.  
Eles precisam de orientações!
Eles precisam de visões práticas e do exemplo de outros jovens, pessoas que já viveram ou estão passando por esta experiência.
Eu estou planejando produzir um encontro em novembro próximo que tenha por objetivo transmitir ideias concretas sobre  o que fazer, como fazer, quais comportamentos aprender,  e onde os herdeiros e sucessores podem se capacitar para enfrentarem os desafios da continuidade  dos negócios da família. E, mais importante, pretendo trazer rapazes e moças que já estão nesta posição, hoje, para testemunhar como foram até aqui e como superaram as barreiras.
Eles saberão, assim, que existem atitudes “essenciais” a ser aprendidas. Atitudes que têm poder de promover harmonia familiar, e que evitarão desentendimentos e choques entre as gerações que se encontrarem na empresa, já que ninguém nasce sabendo essas coisas.
Pense nisso.
E se desejar mais informações, mande um e-mail para shapiro@shapiro.com.br
______________________ 

Abraham Shapiro é consultor e coach. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é "simplicidade". Autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome - Inspirações para a Vida, o Trabalho e os Relacionamentos". E-mail: shapiro@shapiro.com.br Fone: 43. 8814.1473