27 de set. de 2013

A ARTE DE SE COMUNICAR BEM

ABRAHAM SHAPIRO


Ao contrário do que acontece com outras habilidades profissionais, a comunicação não é uma disciplina específica nas universidades. No geral, quem precisa se comunicar melhor faz um curso de “como falar em público”, de “técnicas de apresentação” e de “relação com a imprensa”, oferecidos por algumas empresas. Mas a experiência do dia a dia de quem os fez comprova que estes cursos estão longe do ideal.
Os líderes empresariais de hoje estão chegando ao entendimento do real papel da comunicação em suas carreiras. Eles começam a ver a importância de estudar os públicos e tentar encontrar o melhor caminho entre a persuasão e a empatia a fim de falar de modo ideal.
É fácil entender que esta é uma visão mais prática do que apenas conhecer oratória, já que, não por acaso, problemas de comunicação são temas constantes nas pesquisas internas de clima corporativo.
Assim, aquele técnico acostumado com números, o vendedor dado a demonstrar características de produtos ou o gerente de marketing, que instintivamente carrega nas tintas dos termos técnicos, por exemplo,  podem quebrar seus  hábitos de comunicação para desenvolver a capacidade de analisar “com quem irão falar”, “como levá-los à compreensão daquilo que será dito” e, por fim, “como ser entendido sem ruídos ou má interpretação”.
Políticos e advogados são treinados nas câmaras ou tribunais. Mas, na área empresarial, ainda domina a ideia errada de que a comunicação é um dom – algo que alguns têm e outros não.  
O mundo corporativo  requer que o foco do alto executivo esteja cada vez mais longe das ordens e próximo do engajamento. E engajar sem comunicação é impossível.
Portanto, já não é mais cabível a um executivo ou profissional de qualquer área continuar distante da real comunicação. Em um mercado tão competitivo quanto o corporativo, o alto escalão deve ficar atento para não acabar falando com as paredes.
______________________ 

Abraham Shapiro é consultor e coach. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é "simplicidade". Autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome - Inspirações para a Vida, o Trabalho e os Relacionamentos". E-mail: shapiro@shapiro.com.br Fone: 43. 8814.1473