ABRAHAM SHAPIRO
Portanto, já não é mais cabível a um
executivo ou profissional de qualquer área continuar distante da real
comunicação. Em um mercado tão competitivo quanto o corporativo, o alto escalão
deve ficar atento para não acabar falando com as paredes.
______________________
Abraham Shapiro é consultor e coach. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é "simplicidade". Autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome - Inspirações para a Vida, o Trabalho e os Relacionamentos". E-mail: shapiro@shapiro.com.br Fone: 43. 8814.1473
Ao contrário do que acontece com
outras habilidades profissionais, a comunicação não é uma disciplina específica
nas universidades. No geral, quem precisa se comunicar melhor faz um curso de “como
falar em público”, de “técnicas de apresentação” e de “relação com a imprensa”,
oferecidos por algumas empresas. Mas a experiência do dia a dia de quem os fez
comprova que estes cursos estão longe do ideal.
Os líderes empresariais de hoje estão
chegando ao entendimento do real papel da comunicação em suas carreiras. Eles
começam a ver a importância de estudar os públicos e tentar encontrar o melhor
caminho entre a persuasão e a empatia a fim de falar de modo ideal.
É fácil entender que esta é uma
visão mais prática do que apenas conhecer oratória, já que, não por acaso, problemas
de comunicação são temas constantes nas pesquisas internas de clima
corporativo.
Assim, aquele técnico acostumado com
números, o vendedor dado a demonstrar características de produtos ou o gerente
de marketing, que instintivamente carrega nas tintas dos termos técnicos, por
exemplo, podem quebrar seus hábitos de comunicação para desenvolver a
capacidade de analisar “com quem irão falar”, “como levá-los à compreensão
daquilo que será dito” e, por fim, “como ser entendido sem ruídos ou má interpretação”.
Políticos e advogados são treinados
nas câmaras ou tribunais. Mas, na área empresarial, ainda domina a ideia errada
de que a comunicação é um dom – algo que alguns têm e outros não.
O mundo corporativo requer que o
foco do alto executivo esteja cada vez mais longe das ordens e próximo do
engajamento. E engajar sem comunicação é impossível.
______________________
Abraham Shapiro é consultor e coach. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é "simplicidade". Autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome - Inspirações para a Vida, o Trabalho e os Relacionamentos". E-mail: shapiro@shapiro.com.br Fone: 43. 8814.1473