23 de set. de 2013

O MAIOR FUNCIONÁRIO PÚBLICO DE TODOS OS TEMPOS

Artigo publicado no jornal FOLHA DE LONDRINA, em 23 de Setembro de 2013, na coluna ABRAHAM SHAPIRO, em Empregos e Concursos.


ABRAHAM SHAPIRO


Ele teve sua formação num local onde o desenvolvimento da liderança era “top” em sua época. Recebeu treinamentos importantes que moldaram sua personalidade e caráter voltados para a visão de excelência no atendimento ao povo.
Apesar de uma carreira promissora, viu-se obrigado a dirigir-se a um lugar distante e atrasado onde atuou por longo tempo cuidando de animais de uma fazenda, desviando-se completamente de seu talento profissional nato e de sua formação.
Certo dia, aí onde estava, recebeu um convite para ocupar uma alta posição no serviço público  –  um cargo de liderança que lhe daria projeção e prestígio.
- “Quem sou eu?”, ele respondeu ao responsável pelo convite.  “Não sou a pessoa certa para este trabalho”.
Mas o responsável revidou:
- “Eu sei que você é a pessoa certa!”
O homem resistiu, dizendo:
- “Eu não tenho boa oratória. Não posso ser líder. Eu teria de ser politicamente articulado e eloquente. Teria de ter boas habilidades de comunicação. E no caso, não sou nada disso. Nem boa dicção tenho”.
Mas o responsável insiste:
- “Apesar de seus argumentos, eu quero que você assuma o cargo”.
- “Desculpe-me” – o homem volta a falar.  “Simplesmente não posso. Não seria justo para com outro profissional que conheço e que apresenta melhores condições. O que ele dirá? Eu não posso humilhá-lo. Como será se ele for deixado de lado e eu escolhido para a função? Quem sou eu? Um homem simples e humilde!”
Este debate durou uma semana. O responsável dizia para o homem assumir o cargo, ele levantava novas objeções, e assim por diante, de novo e de novo.
Você já sabe de quem estou falando? De alguém que se tornou o maior e mais completo funcionário público de todos os tempos. Seu nome? Moisés – o líder que libertou o Povo Judeu do Egito há cerca de 3.300 anos.
Como ensina a Bíblia, D-us escolheu Moisés não por suas habilidades de comunicação ou carisma de liderança. Mas por sua humildade.
E quando foi que Moisés provou ser o homem perfeito para o cargo? Ao dizer: “ Quem sou eu?” Em momento algum lhe ocorreu ser merecedor de liderar seu povo para fora do Egito, mesmo conhecendo toda a política do palácio do Faraó, onde vivera por 40 anos.
Essa total ausência de presunção e arrogância foi o que o fez merecedor da tarefa.
Pessoas que estão sempre ‘forçando’ e ‘manobrando’ meios para receber a honra e o prestígio dos demais são as que colocam os ganhos próprios à frente de sua missão.  Elas são perigosas e  destrutivas para o bem público. 
Já as discretas, reservadas e humildes não valorizam a promoção pessoal. Por certo irão se dedicar ao bem maior da comunidade, pois estas características tornam suas deficiências inexpressivas e insignificantes.
A lição? Não se preocupe com aquele que diz de si mesmo: “Quem sou eu para aceitar esta incumbência?” Ao contrário. Merece cuidado e atenção suspeita aquele que pretende dignidade e grandeza.
______________________ 

Abraham Shapiro é consultor e coach. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é "simplicidade". Autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome - Inspirações para a Vida, o Trabalho e os Relacionamentos". E-mail: shapiro@shapiro.com.br Fone: 43. 8814.1473