6 de set. de 2013

DESESPERAR JAMAIS!

ABRAHAM SHAPIRO


Um dos fatos que mais impactam direta e indiretamente a economia das empresas –  sejam importadoras, exportadoras ou não –  é a variação cambial.
Há mais ou menos oito meses, o Brasil e os países emergentes começaram a sentir desgastes cambiais sérios por causa da recuperação econômica dos Estados Unidos e Europa. Neste período, o real desvalorizou quase 20% frente ao dólar.
Em breve, veremos o aumento dos combustíveis, da energia elétrica e o reflexo em outros segmentos sensíveis ao câmbio. Depois, virão os aumentos secundários por efeito dominó. Não tarda a acontecer.
Muitas empresas terão de enfrentar a resistência ao repasse de seus novos custos ao preço final especialmente em seus canais de venda. Não haverá aumento de salários, portanto, o aumento de preços pode reduzir a demanda. Com isso, a negociação de mercadorias poderá travar. Até que tudo se acomode, o tempo poderá comprometer o crescimento das empresas ou sua estabilidade.
Duas ações podem ser simultaneamente implementadas para superar este cenário:
1a.  Reduzir os gastos em cada processo, do modo mais analítico possível, isto é, com prudência e inteligência.
2a. Ampliar as vendas, já que isto reduz o custo unitário dos produtos. A lógica é: se não é possível aumentar preços, produza mais e venda mais, sem comprometer a qualidade.
Como? Vire-se.  Se até agora você só vendia para clientes do centro da cidade,  procure os da periferia. Se vendia só para ricos, busque os que não são ricos. Apenas não confie nos seus pressupostos como verdades. Até que eles estejam certos, não há problema. Mas quando começam a comprometer o seu sustento,  então é hora de livrar-se deles.
Esta não é só uma visão empresarial, mas pessoal e familiar também.
Mas acima de tudo, conscientize-se de que você não pode depender de governos, de moedas estrangeiras ou de milagres. Redobrar os seus esforços é o único remédio.
E lembre-se: nesta hora, a sua rede de relacionamentos é tudo! Quem tem bons relacionamentos, tem 90% de sucesso garantido em qualquer coisa que imaginar. Ponha os seus para funcionar...  e nada de chorar pelas notícias dos jornais.
______________________ 

Abraham Shapiro é consultor e coach. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é "simplicidade". Autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome - Inspirações para a Vida, o Trabalho e os Relacionamentos". E-mail: shapiro@shapiro.com.br Fone: 43. 8814.1473