26 de ago. de 2013

CONTROLE: ETAPA CONCLUSIVA DA GESTÃO

ABRAHAM SHAPIRO


Uma das funções do gestor – e quiçá a mais importante de todas – é o controle.
Em anos de consultoria percebi que controlar não é fácil. Nem simples. As pessoas têm preconceito a respeito. Elas confundem com fiscalização. Mas isto é falso.
O que é controlar? Acompanhar os avanços que se faz em direção ao cumprimento das metas e a adoção de medidas corretivas quando esse avanço não ocorre.
O controle só é possível, portanto, se houver a fixação dos padrões e metas pelo gestor junto à sua equipe. Subentende-se que ele deverá treinar seu pessoal, e explicar com clareza o que fazer, como fazer e o desempenho esperado deles.
Após iniciada a ação, o controle é feito através da comparação entre o desempenho real e o que havia sido anteriormente estabelecido. Caso não estejam compatíveis, o gestor deverá fazer as alterações necessárias a fim de consegui-lo.
Controlar, então, é averiguar se o que está acontecendo é o que deveria estar acontecendo. Se sim, ótimo. Se não, estabelecem-se medidas para que passe a acontecer. É isso!
Há algum tempo, vimos as companhias aéreas entrarem num processo de pesada competitividade, precisando diminuir custos para recuperar lucratividade. Passaram, assim, a oferecer aos passageiros copinhos com refrigerante em vez de uma lata inteira.
Uma das empresas justificou-se como forma de evitar o desperdício que se constatava nos cestos de lixos repletos de líquido quando as aeromoças recolhiam as sobras do serviço de bordo.
Esta ação adveio de controle. O primeiro a decidir esta medida uniu informações que chegaram através de relatórios e processou-as até concluir o que devia ser feito. Daí a importância do registro de dados para se tomar decisões!
Conheço gerentes que não gostam de relatórios. Alguns externam isso a seus subordinados. Dão, assim, um exemplo horrível.
Como controlar sem informação? Certamente não haverá controle, mas apenas “chutes”, hipóteses, palpites ou outras formas bizarras de adivinhação.
Tentativa e erro custa caro! O que não é medido não pode ser administrado. Um gerente que não controla, não é gerente aqui, nem no Paraguai e nem mesmo na China.
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Abraham Shapiro é consultor e coach. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é "simplicidade". Autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome - Inspirações para a Vida, o Trabalho e os Relacionamentos". E-mail: shapiro@shapiro.com.br Fone: 43. 8814.1473