2 de ago. de 2013

É PROFISSIONALIZAR... OU MORRER!

ABRAHAM SHAPIRO

Até recentemente, os vendedores foram procurados pelas empresas, mas pouco valorizados. Os consumidores estavam comprando fácil, fácil. Aparentemente não havia necessidade do uso de técnicas para convencê-los a comprar. Bastava ter o produto e boas condições de pagamento.
Mas isso mudou.
Os vendedores bem preparados começam a recuperar sua importância e tornam-se o elemento estratégico mais sensível e definitivo da ação comercial das empresas.
Na atual sociedade em mudança, produtos e tecnologias estão acessíveis a qualquer indivíduo. Por isso, os profissionais de venda bem preparados são os responsáveis pela conquista e manutenção de vantagens competitivas porque já não é tão fácil persuadir e fidelizar um cliente como foi no passado. O ato da venda, hoje,  não é mais apenas resposta à procura do consumidor, mas um contrato de confiança entre vendedor e cliente.
Mas, repito, estou falando de vendedores tecnicamente preparados, bem treinados. E não de gente "que se veste" de vendedor. 
Antigamente os cursos de administração colocavam o ensino de vendas como mera introdução a outras funções comerciais. Felizmente esse desvio está sendo corrigido, hoje.  Gestão de vendas já é uma disciplina de destaque. Primeiro, porque o cliente é rei. Segundo, porque as vendas estão se profissionalizando. Volto a dizer sem desejo de incomodar: o cenário atual requer vendedores preparados. A sua empresa não conseguirá nada com vendedores ruins ou gestores que usam de truques à moda antiga.
Vendas, enquanto item estratégico, trazem sentido e somam valor a qualquer negócio. Do que vale aquela fábrica  produzir os melhores produtos - bonitos e bem montados? Sem vendas não vale nada! O poder de “emplacar” o valor real dos produtos está nas mãos do Departamento de Vendas, e em nenhum outro.  
Chegou a hora de você rever os conceitos que regem o processo de vendas da sua empresa. Elimine alguns lugares comuns dos seus julgamentos e conceitos antiquados ou velhos e ultrapassados. Atualize-se definitivamente. E depois promova as mudanças necessárias para o seu negócio corresponder à realidade comercial exigida.
Não resista mais a treinar e a profissionalizar a sua equipe.  Promova encontros, palestras sobre suas reais necessidades - e não aleatórias -, faça bate-papos úteis e inteligentes com o seu pessoal. Do contrário, vencer a competitividade que só se alastra em todas as economias do planeta será, em duas palavras simples, "im possível".

Com todo o meu respeito a você e à vida, “treine e profissionalize-se... ou morra!”
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Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é simplicidade. Autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome - Inspirações para a Vida, o Trabalho e os Relacionamentos". E-mail: shapiro@shapiro.com.br Cel: 43. 8814.1473