ABRAHAM SHAPIRO
Até que a ciência descubra como ampliar
a capacidade de armazenamento do cérebro humano por meio de chips de computador, as marcas devem investir esforços e dinheiro para
encontrar um espaço na mente das pessoas e aí se alojar. A sua marca inclusive!
______________________
Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é simplicidade. Autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome - Inspirações para a Vida, o Trabalho e os Relacionamentos". E-mail: shapiro@shapiro.com.br Cel: 43. 8814.1473
Segundo o pesquisador do Marketing
Al Ries, o consumidor norte-americano adulto, médio, conhece cerca de 50 mil
palavras. Mas existem mais de 1 milhão e duzentas mil marcas registradas!
![]() |
Al Ries |
Se você pensa que os consumidores
lembrarão do que você vende, está muitíssimo enganado. Pare de sonhar. Enquanto a marca da sua empresa ou seu produto
não ocupar um espaço na mente das pessoas, elas não se lembrarão nem que você
existe! Uma cidade tem 300 pizzarias. Mas na hora de pedir uma pizza pelo
telefone, as pessoas só se lembrarão daquela que já ocupou o espaço de suas
mentes.
Como se consegue isso? Com
pouquíssimas palavras. Se possível, com uma só. Depois, é só repetir esta palavra muitas vezes
para o seu público alvo. É o que a Volvo fez com a palavra “segurança”.
Eu estou fazendo isto na minha
empresa. Assumi, na prática, um diferencial em relação a todos os meus
concorrentes. O meu diferencial é: “fugir da complicação com que muitos
consultores confundem o cliente para conseguir mais dinheiro”. Esta frase, grande demais, pode ser
sintetizada um uma só palavra; e ela é: “simplicidade”. Portanto, SHAPIRO
CONSULTORIA, em uma só palavra: SIMPLICIDADE!
O passo seguinte é informar o
público.
Aquela padaria tem um diferencial incrível:
a variedade de produtos muito bons. Mas o dono não conta isso a ninguém. Ele espera que
o boca-a-boca dos atuais clientes divulgue sua poderosa vantagem competitiva. Mas é
demorado demais. Até que consiga, haverá muitas outras copiando.
A propaganda acelera este processo
exponencialmente. Um plano de comunicação feito por profissionais é tudo de
bom. Experimente. E marque o dia em que você começar. Porque depois, os seus
resultados serão muito melhores.______________________
Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é simplicidade. Autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome - Inspirações para a Vida, o Trabalho e os Relacionamentos". E-mail: shapiro@shapiro.com.br Cel: 43. 8814.1473