7 de ago. de 2013

O SUCESSO EM UMA SÓ PALAVRA

ABRAHAM SHAPIRO


Segundo o pesquisador do Marketing Al Ries, o consumidor norte-americano adulto, médio, conhece cerca de 50 mil palavras. Mas existem mais de 1 milhão e duzentas mil marcas registradas!
Al Ries
Até que a ciência descubra como ampliar a capacidade de armazenamento do cérebro humano por meio de chips de computador,  as marcas devem investir esforços e dinheiro para encontrar um espaço na mente das pessoas e aí se alojar. A sua marca inclusive!
Se você pensa que os consumidores lembrarão do que você vende, está muitíssimo enganado. Pare de sonhar.  Enquanto a marca da sua empresa ou seu produto não ocupar um espaço na mente das pessoas, elas não se lembrarão nem que você existe! Uma cidade tem 300 pizzarias. Mas na hora de pedir uma pizza pelo telefone, as pessoas só se lembrarão daquela que já ocupou o espaço de suas mentes.
Como se consegue isso? Com pouquíssimas palavras. Se possível, com uma só.  Depois, é só repetir esta palavra muitas vezes para o seu público alvo. É o que a Volvo fez com a palavra “segurança”.
Eu estou fazendo isto na minha empresa. Assumi, na prática, um diferencial em relação a todos os meus concorrentes. O meu diferencial é: “fugir da complicação com que muitos consultores confundem o cliente para conseguir mais dinheiro”.  Esta frase, grande demais, pode ser sintetizada um uma só palavra; e ela é: “simplicidade”. Portanto, SHAPIRO CONSULTORIA, em uma só palavra: SIMPLICIDADE!
O passo seguinte é informar o público.
Aquela padaria tem um diferencial incrível: a variedade de produtos muito bons. Mas  o dono não conta isso a ninguém. Ele espera que o boca-a-boca dos atuais clientes divulgue  sua poderosa vantagem competitiva. Mas é demorado demais. Até que consiga, haverá muitas outras copiando.
A propaganda acelera este processo exponencialmente. Um plano de comunicação feito por profissionais é tudo de bom. Experimente. E marque o dia em que você começar. Porque depois, os seus resultados serão muito melhores.
______________________ 

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é simplicidade. Autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome - Inspirações para a Vida, o Trabalho e os Relacionamentos". E-mail: shapiro@shapiro.com.br Cel: 43. 8814.1473