29 de ago. de 2013

SUCESSÃO INTER-VIVOS É A MAIS INTELIGENTE

ABRAHAM SHAPIRO

Mitos e crenças enraizados na mente de empresários tornam-se bloqueios para que optem por um Projeto de Sucessão nos negócios familiares.
Eu lamento por grandes empreendedores que ainda não se deram conta de que  há remédio para tudo hoje.  Deixar-se prender a preconceitos, paralisar-se, e não tomar iniciativas sábias e prudentes poderão causar perdas rápidas de bens que demandaram décadas para se juntar.
Falei sobre isso com um importante empresário da região, que conta já com setenta anos.  Sabe o que ouvi dele?
- “Deixe estar, Dr Shapiro. Depois vemos como fica”.
E eu lhe respondi:
- “Não ficará, meu senhor. O entendimento entre os seus familiares está, hoje, em um nível sobre o qual o senhor ainda tem algum controle. Diante da sua aposentadoria, saída dos negócios, ou caso venha a falecer,  garantidamente não terá mais controle algum.”
Essa postura de desprezo,  deixando o negócio “se estourar” e os herdeiros que se virem, pode virar contra  este proprietário, pois ninguém é dono de seu próprio destino. Pior será se ele sobreviver às consequências do seu descaso.  Eu já  vi o fundador ter de retornar à labuta depois de já bem velho, para tentar salvar o que restava do negócio ou ter que assumir a responsabilidade subsidiária dos sucessores  por causa de dívidas não pagas. Eu vi gente quase sem forças tendo de enfrentar a desgastante tarefa de resgatar os “salvados do incêndio”.
O processo de sucessão de uma empresa familiar será tanto melhor quanto for o envolvimento de seus sócios fundadores nesta questão. A razão é que estão vivos, atuantes e respeitados. Enquanto têm êxito, conservam uma consideração que lhes vale perante todos.
Para todos aqueles que acham difícil ou desnecessário tratar disso em sua empresa, vai aqui o meu apelo: “Qualquer transmissão de propriedade ‘inter-vivos’ será infinitamente melhor e menos onerosa do que a transferência via  ‘causa-mortis’”.
______________________ 

Abraham Shapiro é consultor e coach. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é "simplicidade". Autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome - Inspirações para a Vida, o Trabalho e os Relacionamentos". E-mail: shapiro@shapiro.com.br Fone: 43. 8814.1473