20 de ago. de 2013

ADMINISTRAR É PARA GENTE PREPARADA

ABRAHAM SHAPIRO


Eficiência é o alvo a ser atingido por qualquer gestor. São muitos os exemplos deste atributo cobiçado por qualquer empresa do planeta.
Há uma citação de Pat Carrigan, ex diretor de uma fábrica de peças da General Motors, nos Estados Unidos, que entrou para a história. Ele disse:
“Nunca produzi uma peça em toda a minha vida. E não tenho planos de fabricar uma. Não é isto o que eu devo fazer. Minha função consiste em criar um ambiente no qual as pessoas que as produzem possam fabricá-las corretamente logo da primeira vez a um custo competitivo, fazendo-o com responsabilidade e orgulho por aquilo que realizam. Não preciso saber fabricar uma peça para agir assim”.
O que você acha? Para mim, este é um modo eficiente de encarar a eficiência. 
A dificuldade de se conseguir a eficiência das pessoas é um desafio.
Você sabia que as escoteiras norte-americanas vendem –  e entregam –  milhões e milhões de caixas de biscoitos cookies a cada ano? São voluntárias. Movem-se apenas pelo sentimento de dever.
A organização Girl Scouts of America, Garotas Escoteiras da América, ou GSA, possui duzentas unidades espalhadas pelo país e duas empresas fabricantes oficiais de biscoitos.  Criaram embalagens de cookies visando maximizar o número de caixas a ser transportadas nos caminhões de entrega.  
A GSA opera com  2 milhões e 900 mil escoteiras. Elas têm poder de vender e entregar mais de 25 milhões de caixas de cookies por mês –  apenas com envolvimento e dedicação.
Que tal?
Eu penso e me lamento por aqueles empresários que não conseguem o milésimo deste resultado pagando em dia uma folha de milhões de reais aos funcionários.
O problema, prezado leitor, é que eficiência não é questão de “quanto se paga”, mas de “como se conduzem as pessoas”. Traga alguém que saiba como fazê-lo de modo estratégico, e  você, enfim, terá uma empresa eficiente de verdade.
______________________ 

Abraham Shapiro é consultor e coach. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é "simplicidade". Autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome - Inspirações para a Vida, o Trabalho e os Relacionamentos". E-mail: shapiro@shapiro.com.br Fone: 43. 8814.1473