ABRAHAM SHAPIRO
______________________
Abraham Shapiro é consultor e coach. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é "simplicidade". Autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome - Inspirações para a Vida, o Trabalho e os Relacionamentos". E-mail: shapiro@shapiro.com.br Fone: 43. 8814.1473
“Cuide do padrão dos seus produtos e
serviços”. Mesmo sendo chato ou cansativo para você, eu irei lembrá-lo sempre.
Um dos negócios que mais exigem
supervisão de qualidade é o de alimentos.
Gosto de compartilhar com meus
amigos os lugares onde encontro boa comida, especialmente os já famosos pelo
posicionamento de um determinado prato – seja carne, massa... o que for, eu
compartilho!
Fui a um tradicional restaurante da
cidade, conhecido por sua carne macia e suculenta preparada na chapa. Quando lá
estive pela primeira vez, fui acompanhado do proprietário. A qualidade era
excelente.
Retornei outras vezes. Lá estava a
comidinha caseira com os pequenos bifes ao ponto. Delicioso.
Outro dia voltei. Não tive a mesma
sorte. A carne veio maior que o costumeiro. Estava grossa, mal passada, dura e cheia
de nervos.
Pedi ao garçom que trocasse por
estar fora do padrão. Ele recolheu a travessa no exato instante em que chegava
o proprietário da casa, que me perguntou do serviço. Eu contei-lhe que a carne não
estava boa e que já havia solicitado a troca. Ele dirigiu-se educadamente ao chapeiro
pedindo explicações. O fulano tratou-o sem nenhum profissionalismo, evocando
seus muitos anos de experiência e insistindo que a carne estava no padrão. Mas
não estava mesmo! Meus dentes e paladar denunciavam.
Adivinhe. A mesma carne de antes voltou
à minha mesa, apenas um pouco mais queimada. E continuava dura.
Esta é a infeliz fábula gastronômica
da semana. E como toda fábula, tem uma moral. Aqui vai: “Não fique nas mãos de
um só funcionário se ele detém uma técnica específica ou um estado da arte. Contrate
outro que aprenda. E se possível, mais outro. Só não fique na mão de um ‘fgurão’
qualquer que se torne imbecil em função disso!”
Seu negócio é importante demais para
ficar submetido à imbecilidade e ao humor de um inconsequente e imaturo qualquer,
desprovido da mínima responsabilidade que faz um profissional. Diz a sabedoria
popular: “Quem tem um, não tem nenhum!”
É exatamente este o caso daquele restaurante
aonde jamais voltarei.______________________
Abraham Shapiro é consultor e coach. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é "simplicidade". Autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome - Inspirações para a Vida, o Trabalho e os Relacionamentos". E-mail: shapiro@shapiro.com.br Fone: 43. 8814.1473