27 de ago. de 2013

OUTRA CRISE NO HORIZONTE

ABRAHAM SHAPIRO


Fui entrevistado por um canal de tevê, dia desses. Em uma das perguntas o entrevistador queria saber qual o maior problema que eu encontro nas empresas.
- “São as pessoas que acham que não há problema com o fato de sua empresa não ser a melhor em seu segmento”, eu respondi.
O ser humano se acomoda. Ele se conforma tanto em “ser mais” como em “ser menos”. O que ocorre quando ele é “menos”? Geralmente ele acredita que a situação irá mudar a seu favor de uma hora para outra, por um efeito mágico.  Acha que basta “pensar positivo”...  e acontece o que pensou. Quando eu pergunto: “Como?”, as pessoas não sabem. Rodeiam, dizem coisas... e acabam citando a frase de um guru qualquer da autoajuda como justificativa para o modo impossível como elas imaginam ser a vida.  Em resumo, elas só têm alguma fé.  
Mas as situações não mudam por si. Neste mundo,  tudo requer atitude.
Quando lhes mostro que do modo como pensam não chegarão aonde desejam, elas levantam a bandeira das crenças que construíram interiormente.
Volte a elas dali um tempo, e nada terá acontecido! É sempre assim.
No Brasil dos últimos anos, o consumo foi um fenômeno sem precedente histórico.  A demanda por quase tudo cresceu a olhos vistos. As vendas aconteciam – carros, apartamentos, barcos, roupas, cosméticos, comida, caminhões... tudo. Atitude alguma se requeria para despertar o interesse de compra no consumidor.
Em 2008 as coisas começaram a mudar.  O mundo foi sacudido por uma crise que despertou, entre outras coisas, a necessidade de antigas competências.
Agora, outra situação difícil se configura no horizonte como nuvens densas de tempestade. A volta da inflação,  endividamento elevado das famílias, queda nas vendas gerais e baixa margem de lucro. Isto e um pouco mais colocam as empresas em estado de alerta.
Mas só há um modo se vencer esse estado. Com esforço. 
Quer saber por que eu falo tanto em esforço? É que só esforço produz autorrespeito. E quem se respeita a si mesmo, não se conforma em ser baixo ou mediano. Lutará sempre por um lugar melhor acima de sua própria posição.
______________________ 

Abraham Shapiro é consultor e coach. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é "simplicidade". Autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome - Inspirações para a Vida, o Trabalho e os Relacionamentos". E-mail: shapiro@shapiro.com.br Fone: 43. 8814.1473