23 de ago. de 2013

QUESTÃO DE ORGANIZAÇÃO

ABRAHAM SHAPIRO


Fala-se demais em organização. O que é organização? É decidir:
- “Onde” as decisões serão tomadas,
- “Quem” exercerá quais funções e tarefas, e
- “Quem trabalhará para quem” na empresa.
Como potência líder mundial, os Estados Unidos têm muito a ensinar em matéria de organização.
O Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos defronta-se com um enorme desafio. Criado em março de 2003 como resposta interna ao ataque dos terroristas árabes às Torres Gêmeas, em Nova Iorque, seu papel é coordenar as atividades de vinte agências federais assegurando resposta coordenada, eficiente e eficaz em caso de ataque ou de uma catástrofe natural.
No entanto, em 2008, a organização ainda estava enfrentando problemas de organização.
As agências do Departamento estavam espalhadas na capital, Washington DC, e tinham de apoiar mais de 80 comitês do Congresso. Mesmo com a determinação de quais tarefas deveriam ser executadas, o desafio era grande.
Hoje, a questão da organização avançou muito. No entanto, o DSI defronta-se com o problema de “como organizar os recursos limitados representados por dinheiro, conhecimento, tecnologia e pessoas para desempenhar as funções”.
Embora tenha tido sucesso inicial na superação de alguns dos maiores obstáculos –  como a segurança nos aeroportos –, os líderes americanos entendem que ainda falta muito para alcançar o patamar ideal de organização eficiente e eficaz. Clark Ervin, ex-inspetor geral, afirmou: “É preciso mais do que um departamento denominado Segurança Interna para se proteger o país. O departamento tem de funcionar, e isso não acontece”.
As perguntas, frente a este breve caso, são: “E a sua empresa? Ela funciona? Tem problemas de organização? As pessoas certas estão nos lugares certos? Quem trabalha para quem? A hierarquia atende?”
Parece básico, não? E na verdade é. Mas também é determinantemente crucial, pois, sem uma resposta exata a tais perguntas, a bagunça toma lugar. E aí... haja recurso para manter o que não é certo parecendo certo aos olhos das pessoas que, desafortunadamente, podem ser as erradas.
______________________ 

Abraham Shapiro é consultor e coach. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é "simplicidade". Autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome - Inspirações para a Vida, o Trabalho e os Relacionamentos". E-mail: shapiro@shapiro.com.br Fone: 43. 8814.1473