6 de ago. de 2013

MEIOS PARA SE CHEGAR AOS FINS

ABRAHAM SHAPIRO

Era uma vez uma empresa cujo dono tinha vários negócios e por isso contratou dois gerentes para dirigi-la. Os dois trabalharam em harmonia por vários anos, fazendo a empresa crescer e desenvolver-se no mercado.
Duas vezes ao ano, o dono se reunia com eles, avaliava resultados através de indicadores e prosseguia empreendendo seus outros negócios.
Passadas quase duas décadas, ele veio a saber que os dois gerentes não se entendiam mais.
Promoveu uma reunião e questionou-os a respeito. Ambos disseram estar insuportável o diálogo e que haviam dividido a empresa em dois setores. Cada um administrava sua própria área, os funcionários já competiam entre si e que o problema não era atual, mas já se arrastava há cinco anos.
Surpreso com a informação e com sua ignorância do fato, o dono caiu em si e reconheceu que, por todo o tempo, tomou como parâmetro único de medida da saúde da empresa os números do Demonstrativo de Resultados do Exercício e outras métricas. Agora, porém, o presente e o futuro de seu negócio estavam sob sério risco.
A lição a aprender deste caso é profunda.
Número algum – por mais positivo ou lucrativo – expressa absolutamente a real saúde de uma empresa. É imprescindível avaliar a convergência de foco dos gestores e colaboradores aos objetivos, à missão, valores e visão da organização. Refiro-me a fatores qualitativos.
É ilusório julgar que o ganho financeiro é sinônimo de prosperidade.  As divergências não trazidas a consenso podem se transformar em custos e prejuízos não contabilizados em quaisquer demonstrativos. Esta área, aliás, deve ser da competência do responsável por Recursos Humanos. Se o seu RH não desempenha este papel, você não tem um RH de fato. 
Valorize e crie mecanismos que lhe permitam conhecer as grandezas impalpáveis sobre as quais também se fundamenta a sua empresa. Números, sim. Mas harmonia, comprometimento, cumprimento de objetivos, métodos e processos são elementos tão importantes quanto o lucro.
Nem tudo o que parece bom foi construído pelo bem. Fins não justificam meios!
______________________ 

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é simplicidade. Autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome - Inspirações para a Vida, o Trabalho e os Relacionamentos". E-mail: shapiro@shapiro.com.br Cel: 43. 8814.1473