30 de ago. de 2013

ESTRATÉGIAS PARA UMA CONVENÇÃO DE VENDAS - O QUE FAZER E O QUE EVITAR

ABRAHAM SHAPIRO


Uma convenção de vendas é o momento de convergência de toda a equipe comercial da empresa e, possivelmente, outras áreas afins.
É quando deve ocorrer:
·         A declaração dos objetivos da empresa
·         A declaração da missão, valores e visão
·         Os planos de ação para o período
·         A situação do mercado e os esforços a serem feitos para se colocar bem dentro dele
·         As abordagens a clientes
·         Dados concernentes a satisfação de clientes
·         Informações sobre tendências e cenários
·         Implantação, complemento ou alterções da POLÍTICA DE VENDAS da empresa
·         Congraçamento entre a empresa e o pessoal de vendas (representantes, vendedores, supervisores, etc).
·         Declaração de PLANO DE MARKETING e COMUNICAÇÃO (quando existir)
·         Declaração de novas regras de relacionamento fábrica-vendas
·         Novos procedimentos
·         Novas operações em sistema de gestão ERP
·         Etc

O QUE FAZER para a boa e completa comunicação entre as partes envolvidas numa convenção?
1.       Definição dos objetivos da convenção
2.       Desenvolvimento de um TEMA, preferencialmente expresso através de pouquíssimas palavras.
3.       Um slogan que eventualmente seja empregado como “grito de guerra” para maior envolvimento de todos.
4.       Desenvolvimento de um LOGOTIPO que passará a ser empregado em todas as peças de comunicação da empresa até a próxima convenção
5.       Desenvolvimento de recursos visuais, como: banner, faixa de saudação, template para as apresentações em Power Point, bloco de anotações.
6.       Se possível, o desenvolvimento de um BRINDE a ser entregue durante o evento de forma a “marcar” a ocasião positivamente
7.       Bons e variados itens nos coffee breaks.
8.       Atividades que não sejam intensas ou muito cansativas.
9.       O espaço físico deve ser bem aclimatado e não confortável a ponto de tornar-se convidativo a uma soneca.
10.   Utilizar equipamentos áudio visuais de boa qualidade.
11.   Fotografar as pessoas e utilizar as fotos como forma de comprometimento.

O QUE NÃO FAZER em uma convenção?
1.       Não abrir discussões sobre preços
2.       Não abrir discussões sobre a política de vendas
3.       Não tratar de comissionamentos e metas de vendas EM PÚBLICO para evitar que se crie discussão e polarizem-se dois blocos de confronto. É aconselhável que este assunto seja tratado em particular com cada um.
4.       Não se servem refeições pesadas durante os dias de convenção.
5.       Não servir coffee breaks pesados. Eles devem ser leves e frequentes.
6.       Evitar expor setores internos da empresa à apreciação pública dos convencionais.
7.       Não envolver vendedores com áreas não afins (financeiro, produção), especialmente representantes.
8.       Não confundir MOTIVAÇÃO com piadinhas.  A palestra deve ser tratada anteriormente e ilustrada com situações reais.

Nós somos especialistas neste assunto. Se você estiver programando uma convenção para os próximos meses, consulte-nos pelo site www.shapiro.com.br  ou pelo e-mail: shapiro@shapiro.com.br
______________________ 

Abraham Shapiro é consultor e coach. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é "simplicidade". Autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome - Inspirações para a Vida, o Trabalho e os Relacionamentos". E-mail: shapiro@shapiro.com.br Fone: 43. 8814.1473