8 de ago. de 2013

PROPAGANDA E SATISFAÇÃO DE CLIENTES

ABRAHAM SHAPIRO


Jack Trout, Al Ries e a escultura da cabeça
humana empregada em sua obra "Posicionamento",
trabalho com que se consagraram em Marketing
na década de 1980
Eu tive a honra de estudar toda a obra de Jack Trout e Al Ries. Eles afirmam coisas incríveis. Uma delas:  "a propaganda é uma forma demais efetiva de manter viva a marca e seu espaço na mente do consumidor".
A propaganda, segundo eles, é o que elege, na mente, as marcas de que as pessoas se lembrarão.
Nos Estados Unidos, pesquisas apontam que em média 65% das vendas de uma empresa derivam de seus atuais clientes. O que impressiona é saber que 91% dos consumidores insatisfeitos nunca mais voltarão à mesma empresa. "Nunca mais", o estudo diz!
Logo, é óbvio pensar que a satisfação do cliente deriva de sua experiência favorável após a compra.
Mas há algo muito interessante neste processo. O investimento que você faz em propaganda tem papel definitivo na satisfação do seu cliente. 
A propaganda cria uma expectativa positiva para com a sua marca. Ela auxilia o consumidor que já comprou o seu produto a sentir-se mais seguro e satisfeito com a decisão que tomou. Confiante, até!
Todo cliente sente-se um pouco inseguro ao fazer uma aquisição - seja pelo preço ou quando abordado por qualquer ação do concorrente.  No entanto, na hora em que esse cliente vê o produto que comprou sendo anunciado na propaganda da sua empresa, aquela insegurança se reduz automaticamente, isto é, a satisfação dele aumenta. 
A propaganda amplia a lealdade do seu cliente à marca. Em função disso, ele se torna menos sensível aos preços indo, nas próximas compras, direto ao seu produto em vez de ficar pesquisando por aí. Passará a existir uma ligação mais intensa e emocional com a sua marca.
Se você ainda não mudou a sua ideia sobre propaganda, eu tenho certeza que vai começar a pensar melhor sobre! E quando você descobrir o valor que ela faz retornar a cada R$ 1,00 de investimento, você terá visto os seus negócios passarem a uma nova fase no mercado em que atua. 
Propaganda é investimento garantido. Quem a faz com convicção, profissional e sistematicamente, testemunha os resultados que colhe.
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Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é simplicidade. Autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome - Inspirações para a Vida, o Trabalho e os Relacionamentos". E-mail: shapiro@shapiro.com.br Cel: 43. 8814.1473