12 de ago. de 2013

A PROFECIA AUTO REALIZÁVEL

Artigo publicado no jornal FOLHA DE LONDRINA, em 12 de Agosto de 2013, na coluna ABRAHAM SHAPIRO, em Empregos e Concursos.


ABRAHAM SHAPIRO


Há vinte anos, o estudioso israelense Dov Eden pesquisa um tema curioso e riquíssimo. Com certeza você vai se interessar a respeito.
Já observou alguma vez que quanto mais as pessoas acreditam em determinada coisa, maior influência elas exercem a que isto aconteça? Este fenômeno tem nome. É Profecia Auto Realizável. Por exemplo: um professor que tem visão positiva de seus alunos tende a estimulá-los a serem bons. E possivelmente ele obterá melhores resultados deles. 
A Profecia Auto Realizável é, portanto, um prognóstico individual que, ao se tornar uma crença, influencia sua própria realização. Se você espera ou acredita que algo irá acontecer e age como se esta previsão fosse real, ela acontecerá.
Na área da gestão empresarial a Profecia Auto Realizável foi argumento em um famoso estudo de Douglas McGregor, em 1960. Ele mostrou que, se um chefe espera mais de seus colaboradores, receberá mais deles, e vice-versa.
Não é difícil entender. Quando o chefe espera mais, ele irá tratar seus subordinados de modo diferente e em conformidade ao que espera. Assim, ele atua como um "profeta", preenchendo suas próprias expectativas com o que deseja que aconteça. Ao esperar mais, ele recebe mais. Se esperar menos, receberá menos. É claro que o pré-requisito é que os colaboradores sejam capacitados.
Calcule o bem que é possível alcançar com essa ideia investida em educação, gerenciamento e em outras áreas da vida.  O problema é que ela também pode funcionar para o lado mau.  E há gente demais que a utiliza para este fim.
Recordo-me de um pensamento mencionado no Livro de Jó, que diz: “Pois aquilo que temo me sobrevém, e o que receio me acontece”. Por aí podemos ver que a Profecia Auto Realizável é uma sabedoria milenar.
Que tal começar a empregá-la no seu autodesenvolvimento e para ajudar todos os que estão juntos de você? 
Termino com as palavras em língua ídiche frequentemente repetidas pelo meu querido rabino: “Trahht gut, um vet zayn gut”. Traduzindo: “Pense coisas boas, e tudo será bom”.
______________________ 

Abraham Shapiro é consultor e coach. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é "simplicidade". Autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome - Inspirações para a Vida, o Trabalho e os Relacionamentos". E-mail: shapiro@shapiro.com.br Fone: 43. 8814.1473