15 de fev. de 2013

UM BANCO DE RESERVA DE TALENTOS

ABRAHAM SHAPIRO


As empresas estão aumentando cada vez mais os investimentos para desenvolver seus talentos internos através de frequentes treinamentos, campanhas de incentivo e convenções para alinhamento de interesses.
Nem isso tem sido suficiente para resolver a escassez de mão de obra em algumas áreas que exigem profissionais mais qualificados.
Assim, os departamentos de RH proativos antecipam as demandas de contratações e estão criando um banco de currículos com talentos de fora.  Algumas empresas têm ido além formando um “banco de reservas”,  a exemplo do que se vê nos times de futebol – que chegam a ter um time paralelo ao titular.
Os RH´s sondam concorrentes e abordam possíveis candidatos a vagas que nem sequer foram abertas. Com isso, alimentam seus estoques de talentos utilizando as redes sociais –  com destaque para o LinkedIn –, fóruns de discussões on-line e até prêmios concedidos por associações de mercado a pessoas que estão se destacando.
O primeiro contato é feito pela internet, com ajuda das redes sociais. Na segunda etapa é realizada uma entrevista pelo Skype. Caso o profissional goste da empresa e queira participar de um processo, o RH apresenta alguns desafios reais que a companhia tem enfrentado e aplica "jogos de valores" para entender se o potencial candidato está alinhado à cultura corporativa.
Caso haja um encantamento mútuo, o candidato pesquisado é convidado a participar de entrevistas presenciais assim que abrir uma vaga.
No entanto, os melhores resultados têm sido colhidos pelas empresas que firmam uma boa parceria com as agências de emprego e headhunters especializados. Eles traçam conjuntamente as ações estratégicas que trarão os talentos desejados e compõem, assim, um cadastro ativo de profissionais.
Agências bem referenciadas oferecem o sigilo necessário para estas situações. Elas têm profissionais treinados e focados nas ações de busca de perfis específicos.
Conheça as melhores agências e/ou profissionais caça-talentos de sua cidade ou região. Você obterá ganhos efetivos em conhecer e usufruir de seus serviços.
______________________ 

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é simplicidade. É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome - Inspirações para a Vida, o Trabalho e os Relacionamentos", Editora nVersos, 2012. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473