27 de fev. de 2013

O MERCHANDISING DE RESULTADO

ABRAHAM SHAPIRO


A visão de que Merchandising é  a ferramenta com que o varejo consegue vencer  seu maior desafio – a saber: fazer o mercado perceber o produto de modo útil, e comprá-lo –  é mais que realista. É prática!  
O tempo e o dinheiro mais importantes que a indústria e o varejo investem são em ações de merchandising.
Decorre disso que o empresário precisa interpretar o merchandising de modo muito mais amplo do que ele enxerga por si e, em seguida, dedicar recursos específicos para estabelecer o “link” de seu produto com o mercado-alvo.
Merchandising não é despesa facultativa, mas investimento obrigatório. Infelizmente, não é assim que as empresas o encaram. Na maior parte das vezes, o orçamento que determinam para isso está aquém do correto ou justo frente aos benefícios que traz.
Algumas destinam um percentual da venda do produto, o que é fraco, visto que, no caso de poucas vendas, o merchandising fica prejudicado. Por conta disso, abrem-se espaços visíveis e vitais para a concorrência atuar fazendo o contrário.
Outras empresas definem recursos fixos para o merchandising com base num orçamento com prazo de validade.  Também não é inteligente. Se por um lado  a demonstração ativa do produto não fica à mercê dos baixos índices de venda no curto prazo, por outro, também não colhe as benesses da venda expressiva.
Nenhuma dessas é a forma ideal de se viabilizar o merchandising.
A premissa básica para um merchandising eficaz é a visão de que ele é o coração do varejo, seu órgão vital. Tudo o que compete à vida do produto e à sua venda é função do quanto se investe em merchandising.  
Prosseguir com a visão tradicional e retrógrada de que merchansing é despesa, é o o caminho mais rápido para lançar o potencial de venda de qualquer produto no vácuo ou no lixo. Altos e baixos nas vendas, perdas maciças, falhas e brechas gratuitas para a concorrência serão o destino certo de quem persistir em dar este enfoque.
Definitivamente, merchandising é para profissionais. Que se afastem os amadores.
Por trás de um bom e prático plano de merchandising escondem-se lucros bem maiores do que aqueles obtidos pelo modelo mesquinho de empresas míopes e medrosas.
Quem quer vender bem, investe em merchandising!
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Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é simplicidade. É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome - Inspirações para a Vida, o Trabalho e os Relacionamentos", Editora nVersos, 2012. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473