11 de fev. de 2013

POLARIDADES

Texto da locução do Programa Profissão Atitude de hoje na Rádio CBN.


ABRAHAM SHAPIRO

A vida de hoje em dia é feita de polaridades. No ritmo alucinante com que tantos homens de negócios levam sua existência, as questões mais difíceis de responder recaem sobre aqueles que desejam manter alguns valores – especialmente os valores que “não têm preço”.   E a maior de todas estas questões é: “Como posso me dedicar com a mesma intensidade à empresa e à família?”
O modo como um líder administra suas polaridades é o que irá determinar o veredito exato entre grandeza ou pequenez de suas obras no discurso póstumo que lhe farão.
Numa empresa familiar esta pergunta é definitiva, porém, pouco considerada, de fato. Na verdade, ela se constitui o núcleo psicológico central de todo o processo de sucessão e bom êxito dos negócios no futuro.
O pai implantou sua pequena empresa com sacrifício. Trabalhava doze, quinze horas por dia, sete dias por semana, por anos e anos. Saía de casa quando ninguém havia acordado. Retornava quando todos já dormiam. O negócio desenvolveu, tornou-se potente e dominou seu setor. A família enriqueceu.  Seus bens garantem, hoje, a sobrevivência de pelo menos três ou quatro gerações.
História conhecida. Resume 99% das organizações do país. Ela contém os elementos que pouquíssimos pais imaginam ser o ponto nevrálgico da continuidade de seu negócio. O que é? O fato marcante de o filho enxergar a empresa como sua concorrente em relação ao amor do pai.
Aquele empresário tanto fez por sua empresa que se esqueceu de dar uma parte de seu tempo ao filho. O herdeiro aprendeu a ver na empresa sua inimiga existencial. Os anos de sua infância e adolescência lhe impuseram a angústia de assistir ao pai endeusando seus negócios em detrimento da família.
O bom resultado de qualquer sucessão dependerá infinitamente mais de valores abstratos do que de lucros financeiros.
Equilíbrio é a palavra chave. Se isto é o que lhe falra, não importa por quanto tempo você tenha acreditado estar apenas na riqueza a vida que você sonhou proporcionar à sua família. “Equilíbrio” é a senha que lhe dará acesso a isto. E a muito mais.
______________________ 

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é simplicidade. É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome - Inspirações para a Vida, o Trabalho e os Relacionamentos", Editora nVersos, 2012. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473