14 de fev. de 2013

POR UM NOVO RH

ABRAHAM SHAPIRO


Os próximos vinte anos serão de violentas transformações no mercado de trabalho do Brasil. A população está envelhecendo e a entrada de jovens no mercado deverá diminuir. Como consequência, as posições de liderança terão novos atores. Um grande número de pessoas na faixa dos 60 a 80 anos estarão em plena atividade dentro das empresas.
Diante disso, as perguntas a serem feitas são: Quem está preocupado com isso? Se há alguém preocupado, o que ele está fazendo de efetivo?
A maioria dos RH´s das empresas continua aplicando as mesmas ferramentas de treinamentos, as avaliações de desempenho nos formatos antigos e realizando as pesquisas de clima de sempre. Nenhuma dessas ferramentas foi incluída neste novo contexto ou visão.
Os sistemas de remuneração são iguais há décadas. Todos sabem que é preciso mudá-los. Mas ninguém sabe como. Ou seja, tudo continua como era antes. Perguntas sem respostas, amostras defasadas, organizações que não sabem por que as pessoas não se contentam com o ambiente de trabalho. E para selar esse status, aquela antiga questão continua sem resposta: "Como reter talentos?”
Chegou a hora de começarmos a promover as necessárias mudanças. É hora de iniciar a formação de profissionais capazes de enxergar estes desafios novos e de trazer para o presente as grandes discussões do futuro.
O RH terá de ouvir sociólogos, antropólogos, entender e discutir o macro para avaliar como isso se refletirá no micro do seu dia a dia. Depois, converter essa leitura em processos que alavanquem a vida das pessoas.
Isto é ser estratégico!
Estamos vivendo agora a maior de todas as oportunidades para o profissional de RH inovar e fazer a diferença na sociedade, já que é ele quem deve interpretar os desejos da sociedade dentro da organização. Suas observações devem nortear grandes decisões corporativas.
Será que também estas chances acabarão desperdiçadas por conta de mentalidades retrógradas e ou visões míopes? Não há mais tempo a perder.
______________________ 

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é simplicidade. É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome - Inspirações para a Vida, o Trabalho e os Relacionamentos", Editora nVersos, 2012. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473