ABRAHAM SHAPIRO
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Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é simplicidade. É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome - Inspirações para a Vida, o Trabalho e os Relacionamentos", Editora nVersos, 2012. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473
Talvez você não tenha observado, mas Hollywood – fonte inesgotável das formas de artes mais comerciais – é também o melhor indicador sobre o zeitgeist*.
*Nota: Zeitgeist significa “espírito da época”, o conjunto do clima intelectual e cultural do mundo em determinado período de tempo.
Uma das repercussões dos filmes de Hollywood é induzir jovens da classe média sem vocação em particular a seguir determinadas profissões.
Atualmente essa profissão é a Tecnologia da Informação. Essa tendência começou há quinze ou vinte anos, e é por isso que o novo filme "JOBS", com Ashton Kutcher no papel de Steve Jobs – o fundador da Apple –, está em evidência, assim como outro dia era "A Rede Social", sobre Mark Zuckerberg, do Facebook.
Atletas, cantores, policiais e assaltantes estão sempre na moda. Mas a sociedade também precisa de modelos no mundo do colarinho-branco para ser seguidos pelos jovens. Observe como eles sempre aparecem nos principais filmes.
Houve um tempo em que o jornalismo dominava as telas do cinema. Tintim e Super-Homem eram repórteres. "Cidadão Kane" era um magnata dos jornais. "A Doce Vida", de Fellini, conferia glamour à disseminação dos tabloides na Itália com Marcello Mastroianni como jornalista.
Depois, foi a vez da área bancária assumir o controle. "Wall Street”, "Uma Secretária de Futuro" são expoentes dessa tendência. Nestes e em outros filmes daquela época os homens das finanças aparecem como "mestres do universo", "figurões" que não paravam nem para comer direito.
Os advogados – não os empresariais, mas os criminalistas ou promotores – são o mais frequente recurso de emergência de Hollywood quando nenhuma outra profissão parece badalada o suficiente.
Mas a coisa mais importante a considerar sobre isso é: “Não ceda à pressão social. Investigue bem a sua vocação e siga-a. Não acompanhe a moda! Você tem de encontrar motivação e bom ânimo todos os dias para lutar pelo seu sustento em qualquer profissão que escolher. E isto, nem Hollywood ou qualquer indivíduo deste planeta jamais fará por você. Portanto, leve a sério a sua profissão e seu trabalho!”______________________
Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é simplicidade. É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome - Inspirações para a Vida, o Trabalho e os Relacionamentos", Editora nVersos, 2012. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473