26 de fev. de 2013

CONSCIÊNCIA COMO BASE DA GRANDEZA

ABRAHAM SHAPIRO

Você tem consciência das coisas que faz? Acho que responderá que sim. Mas pesquise bem. Talvez nem tanto quanto calcule.
Vejamos.
Como você escova os seus dentes? Observe como é automático: pegar a escova, o creme dental, o movimento começando no mesmo ponto, o tempo para enxaguar a boca... tudo sempre do mesmo jeito.
Imagine agora que, antes de escová-los, você parasse por alguns segundos e pensasse na razão porque faz isto, nos benefícios para a sua saúde e ainda que, escovando-os bem, terá dentes mais limpos e bonitos. Provavelmente dessa vez você fizesse uma higiene melhor!
Agir por hábito dificilmente produz os melhores resultados. E muitos de nós permitimos que isso perdure a maior parte da nossa vida. É só ver como dirigimos um carro de um lugar a outro sem ter, depois, a menor lembrança do trajeto. O piloto não era automático, mas por falta de consciência, assumimos esse papel.
Cada situação da vida e do trabalho exige um diferente grau de consciência. Eu lhe dou uma prova. Se para o seu conceito pessoal a cor vermelha significa “paixão”, e verde é a “cor da esperança”, ao dirigir o seu carro você será obrigado a mudar completamente o seu ponto de  vista, sob o risco de causar um acidente no trânsito. E você adota este padrão. Por quê? Por força da consciência que é obrigado a ter.
Devíamos fazer o mesmo frente às muitas decisões que tomamos na vida profissional ou no dia a dia em vez daquelas que assumimos sem consciência, e comprometem não só a nossa  como também a vida dos outros!
Não estará aí uma boa explicação para muitos dos nossos fracassos?
Atitudes conscientes tendem a produzir melhores resultados que as aleatórias. Valorize e pratique essa dica. Concentre-se. Fique consciente. Mais do que uma mera existência, você descobrirá a verdadeira e excitante sensação de estar vivo... e viver.
______________________ 

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é simplicidade. É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome - Inspirações para a Vida, o Trabalho e os Relacionamentos", Editora nVersos, 2012. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473