5 de fev. de 2013

SEU LUGAR CORRETO NO MUNDO

ABRAHAM SHAPIRO

Uma pessoa sábia disse: “Este mundo é maravilhoso. Nele há um lugar para a parteira e  também para o coveiro”.
Sim, é verdade, pois, desde os tempos de Adão, a parteira e o coveiro têm o que fazer todos os dias e, desta forma, conseguirem sustento, resultados, satisfação de seus clientes e melhorar sua visão dos negócios.
A lição deste sábio, contudo, é outra, e muito mais profunda. Todo ser humano é único, e não deve ser comparado a nenhum outro.
Nós, seres humanos, somos iguais apenas perante a lei. Nos demais aspectos da vida  não somos  iguais coisa nenhuma. Ao contrário.
Todas as pessoas têm múltiplas capacidades e infinitas condições de desenvolvimento. Mas será que elas crescem? Será que se desenvolvem? Quanto? Com quanto esforço e sacrifício?
Você é um fenômeno individual.  Por isso, seja fiel a si próprio e às suas capacidades. 
Se você hoje é melhor do que foi ontem, está tudo bem. Mas se  vê alguém se saindo melhor do que você e sente inveja, isto é natural, é claro.  No entanto, há muito que trabalhar sobre este sentimento para que você evolua.
Em vez de inveja, inspire-se com a vida daquela pessoa. Questione-se de alguma forma. “Ok. O que é que eu vou fazer pelo meu próprio sucesso? O que estou fazendo para ser melhor?”
Cada ação resulta em uma consequência. Se mal temos condições de arcar com o peso daquilo que fazemos, como poderemos carregar a vida de quem invejamos sobre os nossos ombros? Aceite-o como ele é, e compita somente consigo mesmo. Depois, mantenha o constante desafio de melhorar.
Tal como cada coisa tem seu lugar, todo ser humano tem sua hora. Se você aproveitar o seu tempo para crescer e dedicar-se à superação dos seus próprios limites, a sua recompensa vai chegar.
Responsabilize-se inteiramente pelos seus próprios atos e pese cada obrigação assumida, porque você terá de pagar o preço de cada uma delas.
______________________ 

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é simplicidade. É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome - Inspirações para a Vida, o Trabalho e os Relacionamentos", Editora nVersos, 2012. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473