28 de set. de 2009

A VERDADEIRA REALIZAÇÃO

ABRAHAM SHAPIRO

Olhemos para o ambiente da empresa. Ninguém precisa chegar a diretor para ser bem sucedido. Tampouco um diretor tem de conseguir os resultados de um vendedor para considerar-se um sucesso. Se cada um utilizar completamente as próprias habilidades e aproveitar as oportunidades que sua função oferece, será bem sucedido. Se diretor e vendedor podem trabalhar melhor e não o fazem, ambos são mal sucedidos não obstante o fato da considerável diferença salarial entre eles.

É engraçado observar como a formação de bons hábitos de trabalho – como trabalhar mais horas ou com mais afinco do que o costume – é a mais razoável explicação que se tem para o bom êxito em qualquer atividade.

Do que depende a realização profissional? Não é do que as pessoas fazem, mas de “como” fazem e do quanto dedicam cuidado e consciência ao que fazem. Elas têm, antes de tudo, bons hábitos em suas execuções.

Um empresário de sucesso que empregava um grande número de pessoas em sua companhia disse-me certa vez: “Se eu tivesse de selecionar um indivíduo tomando por base uma característica pessoal, eu me orientaria pelo seu amor ao trabalho, ou seja, a disposição para aceitar um grande número de tarefas, para trabalhar além das horas regulamentares e para deixar tudo em ordem após concluir sua jornada. Eu cheguei à conclusão” – continuou ele – “de que o indivíduo precisa exercitar estes hábitos desde muito cedo. Do contrário nunca os terá. O problema é que nenhum dos testes psicológicos até agora idealizados pode revelar a força ou a fraqueza do candidato, neste particular”.

O que vale é ser intenso. O status de uma posição ou função pouco ou nada tem de dignidade e sw poaaibilidades reais de grandeza.
______________________

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473