18 de set. de 2009

NÊMESIS

ABRAHAM SHAPIRO

A palavra nêmesis não é muito conhecida e pouquíssimo usada no linguajar do dia a dia. O significado, no dicionário é “característica de alguém que exige ou inflige vingança ou retaliação contra outra pessoa”.

Nêmesis, na mitologia grega, era a deusa que distribuía vingança e executava justiça. Filha da Noite e do Oceano, foi amada por Zeus – o deus dos deuses. Por ter sofrido uma desilusão, tomou para si o papel de trazer a infelicidade à quem estava feliz e a punição a quem estava impune entre os humanos.

No ambiente de trabalho, vez ou outra surge uma nêmesis. Trata-se de um aparente inimigo. Mas não um inimigo simples. É alguém que parece o oposto da pessoa, mantendo com ela algumas sutis semelhanças. Sem motivo justificável este indivíduo se torna um arqui-inimigo gratuito dela, movido por fortes desejos de anulá-la. O processo é velado, pois, este inimigo nutre um aparente respeito e admiração pelo ser que odeia.

Em sua visão pessoal, a nêmesis alimenta um falso desejo de “fazer justiça”. Seu sentimento se origina do ciúme e da inveja acumulados contra o sucesso do outro. Tão logo alguém comece a ter projeção positiva, as nêmesis são inevitáveis crendo radicalmente que esta felicidade ou sucesso não é merecido.

Como agir contra tal desequilíbrio? Uma maneira muito eficaz é o tradicional recato. Não se mostre. Evite fazer alarde. Não comemore sucessos alcançados à frente de todos. Reserve seus sentimentos às pessoas de sua confiança. Ao marcar um "gol", mantenha-se como se nada tivesse acontecido. Ao menos assim, você fica feliz por tê-lo conseguido, e os invejosos de plantão também – por continuar achando que você é um fracasso. Todos dormirão bem!!!
______________________

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473