14 de set. de 2009

METAS REAIS

ABRAHAM SHAPIRO

Quase todo mundo concorda que metas são importantes para o sucesso pessoal e profissional. Mas há algo que me intriga. Se a perseguição de metas é algo definitivo, por que tão poucas pessoas trabalham diariamente no estabelecimento e perseguição de metas claras, mensuráveis e com prazos?

Em 1989, foi feita uma pesquisa com um grupo de formandos de um programa de MBA de Harvard. Consistia na seguinte pergunta: "Você estabeleceu metas claras, por escrito, para o seu futuro e fez planos para concretizá-las?"

Verificou-se que apenas 3% dos formandos tinham escrito planos e metas. Treze por cento efetivamente tinham metas, mas não as haviam escrito. E 84% não tinham qualquer meta específica, a não ser terminar o ano letivo e curtir o verão. Esses últimos diziam que só pensariam no que fazer depois das férias.

Dez anos depois, em 1999, os pesquisadores voltaram a entrevistar as mesmas pessoas. Constataram que os 13% que tinham metas não escritas estavam ganhando, em média, o dobro dos 84% de estudantes que não tinham meta alguma. Mas o mais surpreendente foi que os 3% de formandos que tinham metas claras e por escrito ao deixarem Harvard estavam ganhando, em média, dez vezes mais que os outros 97% juntos.

A única diferença entre os grupos era a clareza das metas que haviam estabelecido para si mesmos ao se formarem.

Acredito ser importante o conceito. Uma meta é algo completamente diferente de um desejo. Ela deve ser clara, objetiva e específica. Pode ser descrita com rapidez e facilidade para qualquer outra pessoa. Finalmente, uma meta sempre pode ser mensurada e você é capaz de saber se a alcançou ou não.
______________________

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473