1 de set. de 2009

CEGUEIRA NOS NEGÓCIOS

ABRAHAM SHAPIRO

A anedota é bem ao estilo sem graça. Sherlock Holmes e Dr. Watson vão acampar, e armam sua barraca sob as estrelas. Durante a noite, Holmes acorda seu acompanhante e diz: "Watson, olhe para as estrelas, e diga-me o que pode deduzir."

Watson diz: "Vejo milhões de astros, e se alguns poucos daqueles são planetas, deduzo ser bem provável que existam alguns como a Terra, e se há planetas como a Terra, é bem possível que haja também vida."

Holmes responde: "Watson, seu idiota. Pare de filosofar. Você não é capaz de ver que alguém roubou nossa barraca?"


É sempre muito mais fácil ver o que está à nossa frente do que perceber o que está faltando. Na vida empresarial isto pode fazer toda a diferença.

Vários negócios afundam por não se perceber as coisas que faltam. Quer um exemplo: informações mal emitidas por funcionários. Semana passada eu entrei numa loja de confecções masculinas – uma das maiores da cidade. Comprei camisas e calças. Quando o alfaiate mediu a barra, eu perguntei se eles entregariam as calças em minha casa quando estivessem prontas. Ele respondeu-me que não só entregariam como as peças seriam todas passadas. Adorei ouvir isto e até emiti um elogio.

Dois dias depois, as calças chegaram dobradas, dentro de uma sacola, e cada perna tinha pelo menos 3 vincos. Como diria minha tia: "Estava tão bem passada quanto o nariz dele!" Uma delas, aliás, estava desfiada na altura da coxa. Quando liguei à loja, a atendente me informou que o alfaiate não sabia o que dizer e, só para me agradar, assumiu o compromisso de um serviço que a loja não oferece.

Como visto, não só Watson foi um idiota. O empresário desta loja acha que está prosperando. Não. Não está. A menos que cure a cegueira grave que lhe impede de ver o que falta e torne o seu negócio verdadeiramente competitivo. Até lá, eu e muitos outros já o teremos abandonado... e com muita raiva.
______________________

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473