3 de set. de 2009

EVITE DIZER ISTO

ABRAHAM SHAPIRO

Fiz um levantamento das expressões que um profissional jamais deve verbalizar no trabalho e na vida. São dizeres que revelam escancaradamente o caráter contrário ao que as empresas buscam nos funcionários que selecionam.

Vamos à lista:

O que diz o individualista? Do meu jeito é melhor!

O acomodado: Eu não pensei que era urgente.

Se o fulano não tem espírito de equipe, ele dirá: Este problema não é comigo!

Ao que falta iniciativa, dele você ouvirá: Eu não sabia que era para continuar.

E o dependente? Só faço o que o chefe manda.

Já se ele for desinteressado: Eu não podia adivinhar que era para fazer deste jeito!

Por outro lado, o interesseiro diz: Eu não ganho para fazer este tipo de serviço.

Mas há aquele que nunca assume responsabilidade. Seu discurso chave é: Pergunte ao responsável como deve ser feito.

O que não presta atenção irá dizer: Não lembro o que você havia pedido.

E se ele for desligado: Não sabia da importância desta informação!

O desorganizado típico fala: Estou cheio de serviço, vamos deixar prá outra hora?

E quem não colabora? Ele verbaliza: Eu já dei essa informação. Não tenho que dá-la novamente.

O desinformado? Não estou sabendo de nada!

Mas a fala do preguiçoso é muito original. É ele quem diz: É melhor não fazer, isso vai dar o maior trabalho!


Como acabo de demonstrar – e sei que você percebeu – estes são alguns dos tantos perfis anti-profissionais indesejáveis de se encontrar em qualquer tipo de colaborador. As empresas buscam o comportamento pró-ativo e positivo – quero dizer: o pau-prá-toda-obra. Falando besteiras como estas e outras tantas da mesma natureza, fica fácil entender porque tanta gente fica tão pouco em seus serviços.
______________________

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473