21 de set. de 2009

NEGOCIAÇÃO

ABRAHAM SHAPIRO

Sempre que se fala em negociação as pessoas mal informadas imaginam imediatamente o processo de venda. Mas não é tudo. Muitas outras situações requerem negociação.

Vamos entender. O que é negociação? É a busca pelo entendimento sobre um tema polêmico ou controverso. É o que ocorre toda vez em que há uma questão que não pode ser resolvida por uma única pessoa, e, persistem visões diferentes sobre o assunto entre os envolvidos.

Negociar é uma ciência - ninguém nasce sabendo. É uma habilidade a ser aprendida, desenvolvida e aperfeiçoada. Os melhores negociadores da história dedicaram grande parte de seu tempo ao conhecimento das pessoas, de estratégia, psicologia, às leis do comércio e da troca de interesses. Se este assunto lhe atrai, comece agora mesmo a estudar muito, pois, existe uma carecência escancarada de negociadores profissionais em todas as áreas.

Quando uma das partes concorda imediatamente com aquilo que a outra solicita, não há necessidade de negociar. É o que aconteceria se alguém simplesmente concordasse em lhe dar as informações que você pede, por exemplo. Igualmente, se uma das partes é tão inflexível a ponto de se negar até mesmo a discutir uma possibilidade – como numa situação comercial em que o fornecedor se recusa a tratar de uma redução de preço – aí também não haverá espaço para negociar.

Apesar da discordância entre as partes, é preciso que elas tenham em comum, ao menos, o desejo de buscar o entendimento para que exista a possibilidade de uma negociação. É exatamente por isso que negociar não é só inteligente. É algo bom e uma opção das pessoas que desejam o bem.
______________________

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473